Heterogeneidades enunciativas como estratégias argumentativas no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.247007

Palavras-chave:

linguística textual, heterogeneidades enunciativas, argumentação.

Resumo

Neste trabalho analisamos as estratégias argumentativas desempenhadas pelas marcas das heterogeneidades enunciativas na rede social Twitter. Para tanto, defendemos uma interface teórica entre os pressupostos fundamentais da Linguística Textual e o aparato teórico da Linguística da Enunciação, de Authier-Revuz (1990, 1998, 1999, 2004,  2008, 2015). Por inscrevem a subjetividade do locutor em seu dizer mediante a representação de si e dos outros na linearidade discursiva, partimos da hipótese de que essas marcas podem impulsionar a tomada de posicionamentos em relação ao dizer do próprio locutor e a outros dizeres, funcionando como estratégias argumentativas nos textos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Silva Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará.

Mariza Angélica Paiva Brito, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Suzana Leite Cortez, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta 3 da Universidade Federal de Pernambuco. 

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Publicado

19-12-2020

Como Citar

Pinheiro, C. E. S., Brito, M. A. P., Cavalcante, M. M., & Cortez, S. L. (2020). Heterogeneidades enunciativas como estratégias argumentativas no Twitter. Revista Investigações, 33(especial), 122–140. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.247007

Edição

Seção

Texto: Gêneros, Interação e Argumentação - III Workshop em Linguística Textual

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