O eu da poesia inscrito nos cruzamentos do fingimento e do delírio com o real: compreensões do sujeito lírico
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245643Palavras-chave:
realidade, ficção, sujeito lírico, teorias literárias.Resumo
Este trabalho discute a relação realidade/ficção atuante no sujeito lírico em três momentos da literatura. Primeiramente, abordamos a semelhança do eu da subjetividade romântica ao eu empírico do poeta (GOETHE, 2017; HEGEL, 2004; 2009). Em seguida, analisamos o desvencilhar-se da poesia moderna do ego em dissolução, transmutando-se em criação ficcional e autônoma de linguagem (FRIEDRICH, 1978; HAMBURGUER, 1986). Por fim, trazemos algumas tendências críticas mais recentes (COMBE, 2010; DE MAN, 2012; PUCHEU, 2014; SCARANO, 1997) que ampliam os horizontes críticos com base em um sujeito lírico contemporâneo de estatuto duplo inscrito nas fronteiras indiscerníveis da realidade e da ficção.
Referências
ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.
ARISTÓTELES. Poética. In: ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A Poética Clássica. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2005. p. 17-52.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 103-147. (Obras escolhidas, v. 3)
COMBE, Dominique. A referência desdobrada: O sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. Revista USP: vinte anos da queda do muro, Universidade de São Paulo, n. 84, 2010, p. 113-128. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i84p113-128>. Acesso em: 04 de set. 2019.
DE MAN, Paul. Autobiografia como Des-figuração. Trad. Joca Wolff. In: Sopro , n. 71, 2012. Disponível em: <http://www.culturaebarbarie.org/sopro/outros/autobiografia.html#.XReYNehKjIU>. Acesso em: 16 de set. 2019.
FREITAS, Verlaine. Particular e universal na poesia lírica – um comentário crítico do texto “Sobre Lírica e Sociedade”, de Theodor Adorno. Literatura e Autoritarismo: Dossiê Theodor Adorno e o Estudo da Poesia, Universidade Federal de Santa Maria, n. 12, nov. 2012, p. 4-15. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/literaturaeautoritarismo/revista/dossie12/RevLitAut_art01.pdf>. Acesso em: 28 de ago. 2019.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GOETHE, Johann Wolfgang von. De minha vida: poesia e verdade. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
GULLAR, Ferreira. Ferreira Gullar: poesia completa e prosa. Org. e prefácio por Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2008.
HAMBURGUER, Käte. A lógica da criação literária. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética. São Paulo: Editora USP, 2004. (Clássicos, v. IV).
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética: O Belo na Arte. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
MACIEL, Emílio Carlos Roscoe. O eu desfigurado (autobiografia e teoria, em e de Paul de Man). Remate de Males , v. 28, n. 2, p. 211-225, 2010. Disponível em: <http://cedae.iel.unicamp.br/revista/index.php/remate/article/viewFile/862/607>. Acesso em: 30 de ago. 2019.
McLEISH, Kenneth. Aristóteles: a Poética de Aristóteles. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
PLATÃO. A República. 3. ed. São Paulo: Martin Claret, 2000.
PUCHEU, Alberto. Apoesia contemporânea. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2014. Disponível em: <http://www.albertopucheu.com.br/pdf/livros/apoesiacontemporanea.pdf>. Acesso em: 16 de set. 2019.
RIMBAUD, Arthur. A carta do vidente. Disponível em: <http://www.salamalandro.redezero.org/wp-content/uploads/2007/07/Rimbaud-A-carta-do-vidente-Lettre-a%CC%80-Paul-De%CC%81meny.pdf>. Acesso em: 16 de set. 2019.
SCARANO, Laura. Travesías de la subjetividad: Ficciones del sujeto / Posiciones del sujeto. Celehis: Revista del Centro de Letras Hispanoamericanas, Universidad Nacional de Mar del Plata, n. 9, 1997, p. 13-29. Disponível em: <https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/celehis/article/view/518/523>. Acesso em: 16 de set. 2019.
STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais de Poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Felippe Nildo Oliveira de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.