Palavras de mulheres negras: uma proposta de leitura de Vozes-mulheres, de Conceição Evaristo
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247478Mots-clés :
literatura negra feminina, literatura brasileira, Conceição Evaristo.Résumé
Este artigo apresenta uma proposta de leitura do poema Vozes mulheres, de Conceição Evaristo, a partir das possibilidades semânticas da combinação das palavras vozes e mulheres, como emblemas importantes para a discussão antirracista e feminista e para o desvelamento de memórias afro-brasileiras silenciadas historicamente. A proposição mostra-se relevante pois considera-se imperativo ler e compreender a literatura brasileira também a partir de suas representações negras e femininas, como é o caso da produção de Evaristo. Para fundamentar a análise, são utilizados referenciais bibliográficos de ALMEIDA (2018); CARNEIRO (2003 e 2019) e EVARISTO (2009), entre outras obras teórico-críticas.Références
ALMEIDA, Sílvio de. O que é o racismo estrutural? Belo Horizonte: Grupo editorial Letramento, 2018, (Coleção Feminismos Plurais).
CADERNOS NEGROS. Disponível em: www.quilombhoje.com.br. Vários acessos.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Polén Livros, 2019.
CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: Ashoka Empreendedores Sociais (orgs.) Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano, 2003.
EVARISTO, Conceição. Poemas de recordação e outros movimentos. 3. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
EVARISTO, Conceição. Do velho ao jovem. In.: EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. 3. Ed. Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 89.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afrobrasilidade. Scripta, Belo Horizonte, v 13, n. 2, 2° sem. 2009, p. 17-31. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4365. Vários acessos.
FIGUEIREDO, Eurídice. As reescritas da memória da escravidão: questões teóricas. In: FIGUEIREDO, Eurídice. Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010, p. 161 – 170.
SILVA, Marcos Fabrício Lopes. Por uma poética da ancestralidade. In: CÔRTES; Cristiane; DUARTE, Constância LIMA; PEREIRA, Maria do Rosário A.. Escrevivências: identidade e violência na obra de Conceição Evaristo. 2. ed. Belo Horizonte: Ideia, 2018.
SILVESTRE, Nelci Alves Coelho, FELDMAN, Alba Krishna Topan. Vozes- mulheres do terceiro mundo - a perspectiva de Conceição Evaristo. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 20, n. 1, 2015, p. 96-111. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2015v20n1p96/29680. Acesso em 30 abr. 2020.
SOUZA, Florentina. Literatura afro-brasileira: algumas reflexões. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/revista2/revista2-i64.pdf Acesso em: 22 de junho de 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Mírian Sumica Carneiro Reis, Adriele de Jesus Oliveira 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.