O tratamento da concordância verbal no livro didático “Português: Linguagens”: um estudo sociolinguístico e uma proposta de atividade

Autores

  • Gabriella Cristina Vaz Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Araraquara (PPGLLP-UNESP/FCLAr) https://orcid.org/0000-0002-2499-3460
  • Simony Alves de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Araraquara (PPGLLP-UNESP/FCLAr) https://orcid.org/0000-0002-3047-0201

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.248580

Palavras-chave:

concordância verbal, livro didático, três eixos para o ensino de Gramática.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi refletir acerca do tratamento dado à concordância verbal a partir da perspectiva da sociolinguística. Para isso, buscamos entender como o fenômeno é discutido nas gramáticas de Bechara (2009) e Perini (2010); depois, analisamos duas edições do livro didático “Português: Linguagens”, de Cereja e Magalhães (2005; 2016) e, por último, propomos uma atividade, a partir do gênero textual Poetry Slam, com base nos três eixos para o ensino de gramática de Vieira (2018). Os resultados evidenciaram a importância de proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a concordância verbal em situações mais ou menos monitoradas.

Biografia do Autor

Gabriella Cristina Vaz Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Araraquara (PPGLLP-UNESP/FCLAr)

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Campus de Araraquara (UNESP/FCLAr), Mestra em Estudos da Linguagem e graduada em Letras Português e Inglês, ambos os cursos pela Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (UFG/RC). Atualmente, é bolsista CAPES e membro do SLOVO-Grupo de Estudos do Discurso.

Simony Alves de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Araraquara (PPGLLP-UNESP/FCLAr)

Mestranda em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Campus de Araraquara (UNESP/FCLAr), graduada em Letras pela mesma universidade Campus de Assis (UNESP/FCL). Atualmente, é bolsista CNPq e membro do SLOVO-Grupo de Estudos do Discurso.

Referências

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37ª. ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.

BORTONI- RICARDO, S. M., et al. Por que a escola não ensina gramática assim?. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BORTONI-RICARDO, S. M. O Português brasileiro. In: BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, p. 51-70.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens volume 3. 11ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: https://educacaobasica.editorasaraiva.com.br/pnld/edital/pnld-2018/obra/1411122/ . Acesso em: 18 ago. 2020.

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens volume 3: ensino médio. 5ª. ed. São Paulo: Atual, 2005.

CHAGAS, D. S. Concordância verbal de terceira pessoa: descrição sociolinguística e proposta pedagógica em turmas do ensino fundamental. 2016. 201 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

CHAGAS, D. S. Concordância verbal: estratégias para o trabalho com

os três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues. (Org.). Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018, p. 61-94.

FARACO, C. A.; ZILLES, A. M. Norma e ensino. In: FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, A. M. (Org). Para conhecer norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017, p. 173-207.

GÖRSKI, E. M.; FREITAG, R. M. K. O papel da Sociolinguística na formação dos professores de língua portuguesa como língua materna. In: MARTINS, M. A.; TAVARES, M. A. (org.) Contribuições da Sociolinguística e da Linguística Histórica para o ensino de língua portuguesa. Coleção Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, volume V. Natal: EDUFRN, 2013, p. 11-50.

LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.

MOLLICA, M. C. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In: MOLLICA, M. C.; BRAGA, M. L. (orgs.). Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 9-14.

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2014.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

RISSATO, C. B. Variação linguística e ensino: o fenômeno da concordância verbal no sexto ano do ensino fundamental II de uma escola pública de Orlândia-SP. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.

TARALLO, F. L. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2007.

VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2014.

VIEIRA, S. R. Três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, S. R. (org.). Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Rio de Janeiro: Letras UFRJ, 2018, p. 47-58.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

Camargo, G. C. V., & Oliveira, S. A. de. (2021). O tratamento da concordância verbal no livro didático “Português: Linguagens”: um estudo sociolinguístico e uma proposta de atividade. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.248580

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.