Alberto Caeiro: poeta por natureza
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.249753Palavras-chave:
poesia portuguesa, Alberto Caeiro, Fernando Pessoa.Resumo
Alberto Caeiro é considerado por Fernando Pessoa e seus demais heterônimos como o centro de todo um universo poético e filosófico. Assim sendo, ao se definir O guardador de rebanhos como um ponto de “resolução” para as angústias do homem moderno e um enfrentamento do nada e do silêncio, por meio de uma poesia que integra o ser humano num contexto natural, Fernando Pessoa estabelece o apagamento de toda forma de sofrimento. Esse texto, procura analisar as relações entre Caeiro e seus “discípulos” por meio de um ponto de convergência: as “Notas para a recordação do meu mestre Caeiro".Referências
BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Espólio Fernando Pessoa: Alberto Caeiro. 2006. Disponível em: https://purl.pt/1000/1/alberto-caeiro/index.html Acesso em: 30 jan. 2021.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CASTRO, Ivo. A arca de Caeiro. 2006. In: BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Espólio Fernando Pessoa: Alberto Caeiro. Disponível em: https://purl.pt/1000/1/alberto-caeiro/apresentacao.html Acesso em: 30 jan. 2021
GIL, José. Diferença e negação na poesia de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000
LOPES, Teresa Rita. Pessoa por conhecer: textos para um novo mapa. Lisboa: Estampa, 1990.
PESSOA, Fernando. Cartas de Fernando Pessoa a João Gaspar Simões. (Introdução, apêndice e notas do destinatário.) 2.ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1982.
PESSOA, Fernando. Páginas íntimas e de auto-interpretação. Edição de Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Edições Ática. 1996.
PESSOA, Fernando. Poesia completa de Alberto Caeiro. Edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith. 5º ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.
PESSOA, Fernando. Poemas Completos de Alberto Caeiro. Recolha, transcrição e notas de Teresa Sobral Cunha. Lisboa: Presença, 1994.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Cartas a Fernando Pessoa II. Lisboa: Ática, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcio Roberto Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.