O regido e o liberto: esmaltes de um mosaico rosiano

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254244

Parole chiave:

criação literária, autoconsciência ficcional, Tutaméia, João Guimarães Rosa.

Abstract

Este artigo discutirá questões concernentes à criação literária e à autoconsciência ficcional presentes na poética de João Guimarães Rosa. Para tal realização, tomamos como corpusde estudo três textos da obra Tutaméia (1967): além do prefácio “Sobre a escova e a dúvida”, analisaremos os contos “Se eu fosse personagem” e “Três homens e o boi dos três homens que inventaram o boi”. As discussões teóricas que empreenderemos serão pautadas principalmente em algumas das reflexões desenvolvidas por Robert Alter (sobre a construção literária da autoconsciência ficcional) e George Steiner (sobre determinados alicerces que subsidiam noções em torno da criação literária). 

Biografia autore

Maria Larissa Farias Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Riferimenti bibliografici

ALTER, Robert. Partial Magic:the novel as a self-conscious genre.Berkeley: University of California Press, 1975.

ALTER, Robert. Em espelho crítico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

CERVANTES, Miguel de.Dom Quixote (volume 1). São Paulo: PenguinClassics Companhia das Letras, 2012.

COUTINHO, Eduardo F. (org.). Guimarães Rosa: Coleção Fortuna Crítica vol. 6. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

FRYE, Northrop. CreationandRecreation. Toronto: University of Toronto Press, 1980.

JOYCE, James. Ulysses.São Paulo: PenguinClassics Companhia das Letras, 2012.

ROSA, João Guimarães. Tutaméia(Terceiras Estórias). Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1967.

STEINER, George. Gramáticas da criação. São Paulo: Globo, 2003

ZWEIG, Stefan. Autobiografia: o mundo de ontem. Rio de Janeiro: José Zahar Editor, 2014.

Pubblicato

2022-12-21

Come citare

Ferreira, M. L. F. (2022). O regido e o liberto: esmaltes de um mosaico rosiano. Revista Investigações, 35(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254244

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.