A fotografia no romance A Vida Mentirosa dos Adultos, de Elena Ferrante
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254279Palavras-chave:
fotografia, literatura, romance de formação, A Vida Mentirosa dos Adultos.Resumo
Este artigo propõe-se a analisar como a fotografia é representada na obra literária A Vida Mentirosa dos Adultos (La Vita Bugiarda degli Adulti) (2020), da escritora italiana Elena Ferrante. O trabalho pretende estabelecer relações entre este romance de formação e algumas características, práticas culturais e possíveis significações da imagem fotográfica. O referencial teórico sobre a fotografia se baseia principalmente em Sontag (2004), Fabris (2004) e Barthes (1984). A imagem fotográfica parece exercer um papel importante na obra, ainda que – e talvez justamente por isto – se afaste de seu caráter referencial e falhe em testemunhar a realidade.
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAZIN, André. Ontologia da imagem fotográfica. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. Tradução de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 19-26.
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: EDUFMG, 2004.
FERRANTE, Elena. A Amiga Genial: infância, adolescência. Tradução de Mauricio Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2015.
FERRANTE, Elena. História de quem foge e de quem fica. Tradução de Mauricio Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016a.
FERRANTE, Elena. História do novo sobrenome. Tradução de Mauricio Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016b.
FERRANTE, Elena. Frantumaglia: os caminhos de uma escritora. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017a. Edição digital. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-frantumaglia-elena-ferrante-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/. Acesso em: 21 dez. 2021.
FERRANTE, Elena. História da Menina Perdida: maturidade, velhice. Tradução: Mauricio Santana Dias. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017b.
FERRANTE, Elena. Um amor incômodo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017c.
FERRANTE, Elena. A Vida Mentirosa dos Adultos. Tradução de Marcello Lino. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
MACEDO, Sybele. Os percalços da adolescência em meio às mentiras do mundo adulto. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 180-184, 2021.
MELLO, Luiza Larangeira. Descida ao Inferno: Identidade, Mobilidade e Formação em A Vida Mentirosa Dos Adultos, de Elena Ferrante. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 131-154, 2021.
SECCHES, Fabiane. A nova aparição de Elena Ferrante. [Entrevista concedida a] Natalia Timerman. Revista Cult – Exclusivo do site, São Paulo, out. 2020. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/a-nova-aparicao-de-elena-ferrante/. Acesso em: 20 dez. 2021.
SECCHES, Fabiane. A vida mentirosa de Giovanna. Revista Cult – Exclusivo do site. 5 de fevereiro de 2021. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/a-vida-mentirosa-de-giovanna/. Acesso em: 5 jan. 2022.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. Edição digital. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-sobre-fotografia-susan-sontag-em-pdf-mobi-e-epub/. Acesso em: 22 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Silva Agendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.