Paul Thomas Anderson et l’écriture : l’opération du langage dans There Will be Blood
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.257762Mots-clés :
écriture, langage, Paul Thomas AndersonRésumé
Cet article vise à travailler avec le concept d’écriture dans le genre du scénario, en particulier avec l’opération du langage. Cela implique que nous traiterons la façon dont Paul Thomas Anderson, réalisateur et scénariste du long métrage, utilise le langage pour le développement de la narration et des personnages de sorte qu’il permet non seulement la représentation à l’écran, mais aussi, et surtout, potentialise la forme de l’écriture du scénario. L’article cherche à comprendre comment l’écriture et son opération du langage rendent possible l’événement dans le long métrage.
Références
ANDERSON, Paul Thomas. There Will Be Blood. Final shooting script. Los Angeles, Paramount Vintage, 2007, 130p. Disponível em: https://www.hollywoodchicago.com/uploaded_images/therewillbeblood_script.pdf . Acesso em: 09 mar. 2023.
DELEUZE, Gilles. Gaguejou.... In: DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo, Editora 34, 2019. p. 122-129.
DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris, Les Éditions de Minuit, 1967.
DERRIDA, Jacques. Signature événement contexte. In: DERRIDA, Jacques. Marges de la philosophie. Paris, Éditions de Minuit, 1972. p. 365-390.
RABELO, Thiago da Silva; BORGES, Rosana Maria Ribeiro. Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson. Intexto, Porto Alegre, n. 50, p. 178-198, set./dez., 2020. Disponível em: < Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson | Intexto (ufrgs.br)> Acesso em: 07 mar. 2023
STAM, Robert. A Questão da Linguagem Cinematográfica. In: STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas, Papirus, 5.ed., 2013. p. 127-138.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Lucca Marthius Reginatto Lobato 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.