Paul Thomas Anderson e a escritura: a operação da linguagem de There Will be Blood
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.257762Parole chiave:
escritura, linguagem, Paul Thomas AndersonAbstract
O presente artigo pretende trabalhar com o conceito de escritura dentro do gênero do roteiro, especificamente com a operação da linguagem. Isso implica dizer que trataremos da forma como Paul Thomas Anderson, diretor e roteirista do longa-metragem, utiliza da linguagem para o desenvolvimento da narrativa e dos personagens de modo que não apenas possibilita a representação na tela, mas também, e especialmente, potencializa a forma da escritura do roteiro. O artigo busca compreender como a escritura e sua operação da linguagem possibilita o acontecimento no longa-metragem.
Riferimenti bibliografici
ANDERSON, Paul Thomas. There Will Be Blood. Final shooting script. Los Angeles, Paramount Vintage, 2007, 130p. Disponível em: https://www.hollywoodchicago.com/uploaded_images/therewillbeblood_script.pdf . Acesso em: 09 mar. 2023.
DELEUZE, Gilles. Gaguejou.... In: DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo, Editora 34, 2019. p. 122-129.
DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris, Les Éditions de Minuit, 1967.
DERRIDA, Jacques. Signature événement contexte. In: DERRIDA, Jacques. Marges de la philosophie. Paris, Éditions de Minuit, 1972. p. 365-390.
RABELO, Thiago da Silva; BORGES, Rosana Maria Ribeiro. Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson. Intexto, Porto Alegre, n. 50, p. 178-198, set./dez., 2020. Disponível em: < Sobre corpos isolados na imagem: a mise en scène em Sangue negro, de Paul Thomas Anderson | Intexto (ufrgs.br)> Acesso em: 07 mar. 2023
STAM, Robert. A Questão da Linguagem Cinematográfica. In: STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas, Papirus, 5.ed., 2013. p. 127-138.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Lucca Marthius Reginatto Lobato

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.