Literaturas francófonas e interculturalidade crítica em classe de FLE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.258506

Palabras clave:

literatura, francofonia, interculturalidade, didática, FLE

Resumen

Este artigo propõe reflexões sobre a importância de se trabalhar a literatura francófona em aulas de FLE a partir de uma prática educacional-crítica (FREIRE, 1997), defendendo uma abordagem intercultural (ABDALLAH-PRETCEILLE, 2018), e levando em consideração a ideia de uma interculturalidade crítica (WALSH, 2009; TUBINO, 2005). O texto literário se abre para a subjetividade e para uma multiplicidade de interpretações de si mesmo e do mundo. Nessa perspectiva, queremos neste estudo pensar o potencial da literatura francófona, na medida em que se abre ainda mais a esta multiplicidade, ao colocar em relação (e em tensão) uma grande diversidade de culturas.

Biografía del autor/a

Catarina Andrade, UFPE

Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação, Mestre em Comunicação/Cinema, Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), docente no Departamento de Letras, vice-coordenadora do Curso de Letras Francês-Licenciatura, professora temporária do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade e colaboradora na Pós-Graduação Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). E-mail: catarina.oandrade@ufpe.br.

Citas

ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine. L’éducation interculturelle. Clamecy : PUF, 2018.

BERTHELOT, Reine. Littératures francophones en classe de FLE : pouquoi et comment les enseigner. Paris : L’Harmattan, 2011.

BLANCHET, Philippe. L'approche interculturelle comme principe didactique et pédagogique structurant dans l'enseignement/apprentissage de la pluralité linguistique. Dans Maria Diaz, Olga, et Blanchet, Philippe (Dir.), Pluralité linguistique et approches interculturelles, revue Synergies Chili n°3, GERFLINT/Institut Franco-Chilien, 2007, p. 21-27, URL : http://gerflint.fr/Base/chili3/blanchet.pdf, page consultée le 09 février 2021.

CONSEIL DE L’EUROPE. Cadre Européen commun de référence pour les langues : apprendre, enseigner, évaluer. CECR : Strasbourg, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo : Paz e Terra, 1997.

GODARD, Anne. La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris : Didier, 2015.

hooks, bell. Ensinando a transgredir : a educação como prática da liberdade. São Paulo : WMF Martins Fontes, 2017.

JOUBERT, Jean-Louis. Enseigner les littératures francophones. Le français dans le monde, janeiro-fevereiro, N. 343, 2006, URL : https://www.fdlm.org/article/343/joubert.php, page consulté le 09 février 2021.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo : Cosac Naify,2006.

TUBINO, Fidel. La interculturalidad crítica como proyecto ético-político. Dans : Encuentro continental de educadores agustinos. Lima, 24-28 de enero de 2005. Disponível em: http://oala.villanova.edu/congresos/educación/limaponen-02.html.

VELDWACHTER, Nadège. « Littérature française et littératures francophones : une union inconvenante ? », Fabula-LhT, n° 8, « Le Partage des disciplines », mai 2011, URL : http://www.fabula.org/lht/8/veldwachter.html, page consultée le 09 février 2021.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y Educación Intercultural. Seminário organizado por el Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 de marzo de 2009.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo 1. Quito : Abya Yala, 2013.

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Andrade, C. (2023). Literaturas francófonas e interculturalidade crítica em classe de FLE. Revista Investigações, 36(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.258506

Número

Sección

Artigo - Literatura (seção livre)

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.