Conhecimentos curriculares sobre ensino de leitura e de produção linguística
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.260571Mots-clés :
cursos de letras, conhecimentos linguísticos, saberes docentesRésumé
Neste trabalho, temos como objetivo (1) Identificar a presença e a natureza funcional dos conhecimentos linguísticos relacionados a leitura e produção linguística apontados pelos docentes em formação, e; (2) Relacionar os conhecimentos apontados pelos professores em formação com os saberes curriculares contemplados nas ementas de leitura e produção citadas como espaço de apresentação de conhecimentos linguísticos necessários para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Para isso, observamos através da linguística aplicada indisciplinar ementas de componentes curriculares teóricos de leitura e produção linguísticas de cursos de letras da Paraíba e respostas de professores em formação em um formulário de pesquisa.
Références
BEZERRA, M. Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos, p. 37-46. In: DIONÍSIO, A. Paiva; MACHADO; A. Rachel; BEZERRA, M. Auxiliadora (Org). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
BRAIT, B. CAMPOS, M. I. B. Da Rússia czarista à web. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009. p. 15-30.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. (Con)Textos Linguísticos - Linguística Textual e Análise da Conversação: conceitos e critérios de análise, Espírito Santo, v. 13, n. 25, p. 25-39, set. 2019.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; MUNIZ-LIMA, Isabel. Texto e interação em ambiente digital. Entrepalavras, Fortaleza, v. 12, n. esp., e2419, p. 1-17, outubro/2022. DOI: 10.22168/2237- 6321-2419
CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridade na linguística aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (org). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
GERALDI, J. Wanderley. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GOMES-SANTOS, S. N.; SANTOS, Leonor, W. dos; SANTOS, M. F. Oliveira; TAFFARELLA; M. Cristina de M.; TRAVAGLIA, L. Carlos. A contribuição das(s) teorias do texto para o ensino. In: BENTES, A. Christina; LEITE, M. Quadros. Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010.
KLEIMAN, A. B. (Org.). A formação do professor: perspectivas em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2, ed. São Paulo: Contexto, 2011.
MARCUSCHI, L. Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola, 2012.
MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARTINS, M. Helena. O que é leitura. 11. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MARTINS, Mayara A. A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2019.
MOITA LOPES, L. P. Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que tem orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. (org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2008.
MOITA LOPES, L. P. Da aplicação de linguística à linguística aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C. E ROCA, P. (org.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009
MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, Niterói, v. 27, p. 33-55, 2010.
NASCIMENTO, Maria Fernanda do. Conhecimentos linguísticos na formação acadêmica do professor de Língua Portuguesa: percepção dos conhecimentos curriculares sobre ensino de língua de graduandos de Cursos de Letras do Estado da Paraíba. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, 2023.
NASCIMENTO, M. F; RAFAEL, E. L. Conhecimentos sobre análise linguística em Cursos de Letras: da proposta curricular à visão dos graduandos. (no prelo)
PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: Kle LOPES, L. P. (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2008.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica. São Paulo: Parábola, 2003.
RAJAGOPALAN, K. The philosophy of applied linguistics, In: DAVIES, Allan., EDER, C. (Orgs). The handbook of applied linguistics. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2004. p. 397-420.
ROLLSING, L. Z.; NASCIMENTO, M. F. do; PERNA, C. B. L. O papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.29327/266889.11.2-4. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961. Acesso em: 2 jul. 2024.
VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Maria Fernanda do Nascimento 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.