Literatura infantojuvenil indígena brasileira: crescimento, incentivos e protagonismo autoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265525

Palavras-chave:

literatura indígena infantojuvenil, representatividade, mercado editorial

Resumo

A literatura indígena brasileira voltada ao público infantojuvenil tem ganhado destaque no mercado editorial. Autores indígenas têm direcionado suas produções para esse segmento, impulsionados pelas perspectivas favoráveis do mercado, assim como pelo compromisso com o tema da representatividade cultural. Com base no exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre o percurso das publicações de literatura infantojuvenil indígena no Brasil, considerando tanto os mecanismos de incentivo quanto a receptividade do mercado editorial. Nossas considerações sobre o tema concentram-se em estudiosos que entendem a literatura indígena como um espaço fértil e expansivo, a saber: Graúna (2013), Jacob (2020), Thiél (2013), entre outros.

Biografia do Autor

Francisco Bezerra dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas. Professor do IFRS. E-mail: francisco.santos@vacaria.ifrs.edu.br.

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Publicado

18-06-2025

Como Citar

Santos, F. B. dos. (2025). Literatura infantojuvenil indígena brasileira: crescimento, incentivos e protagonismo autoral. Revista Investigações, 38(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265525

Edição

Seção

Artigo - Literatura (seção livre)

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