“Aqui hablamos portuñol”? Propaganda turística e “vontades de verdade” sobre o ensino de Língua espanhola no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237564Abstract
Neste artigo, nos propomos a analisar as “vontades de verdade” sobre o conhecimento da Língua espanhola por brasileiros que constituem a campanha de publicidade da Embratur intitulada “Aqui hablamos portuñol: En Brasil todo mundo se entiende”, a partir dos conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa foucaultiana. A campanha se constitui a partir da “vontade de verdade” de que português e espanhol são línguas próximas, no Brasil todos falam portunhol e que por isso brasileiros e hispanófanos se entendem sem dificuldades. Esta “vontade de verdade” também sustenta a revogação da Lei que instituia a obrigatoriedade da oferta do espanhol no Brasil.
References
Associação Brasileira de Hispanistas. Manifesto de Repúdio à Medida Provisória Nº746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em:< http://www.hispanistas.org.br/wpcontent/uploads/2015/02/Manifesto-de-rep%C3%BAdio-%C3%A0-MedidaProvis%C3%B3ria-N-746_ABH.pdf>.
Acesso em: 30 jun. 2018.
BRASIL. Constituição Federal(1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Senado, 1988.
________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira, nº 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
________. Lei nº 11.161/2005. Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
________. Lei nº 13.415/2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
________. Medida Provisória nº746/2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
Embratur lança campanha para a América Latina. Disponível em: http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/Embratur_lanca_campanha_para_a_America_Latina.html. Acesso em: 05 jul. 2018.
FERNÁNDEZ, Francisco Moreno. El español en Brasil. In.: SEDYCIAS, João (org.) O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. P.14-34.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 15.ed. São Paulo: Loyola, 2007.
_________________. Arqueologia do Saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
_________________. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P & DREYFUS, H. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. P.231-249.
GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: língua de encontros. In.: SEDYCIAS, João (org.) O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. P.61-70.
GONZÁLEZ, Neide Maia. Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática. In.: BARROS, Cristiano Silva & COSTA, Elzimar Goettenauer. (coord.) Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. P.25-54.
MOREIRA, Herivelto, CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro, Lamparina, 2008.
SCHMITZ, J.R. Actas del II Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español a Lusohablantes. Consejería de Educación. Brasília: Embajada de España, 1993.
Quem é Consuelo, argentina que ironiza questões brasileiras no Facebook? Disponível em: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2017/01/31/quem-e-consuelo-a-argentina-que-problematiza-temas-brasileiros-no-facebook.htm. Acesso em 10 jul. 2018.
Visit Brasil. Verano com dinero, verão sin dinheiro: como aproveitar su verano por completo. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aX43L-5rGdE. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________. Cómo hablar portuñol en el verano de Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XnPS4Cca1PE. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Como y onde vivir o Carnaval en Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tziLp-eYheA. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Reveillon y Natal: como són las comemoraciones de fim de año en Brasil? 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ucnrsKwzEDs. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________. Como nón sentir saudades de Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wJiB6wdg6AM. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Amigos para siempre: como hacer amigos nel verano brasileiro? 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KzuwLO-4SD4. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Como encontrar la praia ideal para curtir el verano no Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DUK-JWWFlnQ. Acesso em 10 jul. 2018.
___________. Como curtir ‘finte e quatro’ horas de playa. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tzq8gRyOrmk. Acesso em 10 jul. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Ângela Paula Nunes Ferreira, Maria Regina Baracuhy Leite

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.