“Aqui hablamos portuñol”? Propaganda turística e “vontades de verdade” sobre o ensino de Língua espanhola no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237564Abstract
Neste artigo, nos propomos a analisar as “vontades de verdade” sobre o conhecimento da Língua espanhola por brasileiros que constituem a campanha de publicidade da Embratur intitulada “Aqui hablamos portuñol: En Brasil todo mundo se entiende”, a partir dos conceitos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa foucaultiana. A campanha se constitui a partir da “vontade de verdade” de que português e espanhol são línguas próximas, no Brasil todos falam portunhol e que por isso brasileiros e hispanófanos se entendem sem dificuldades. Esta “vontade de verdade” também sustenta a revogação da Lei que instituia a obrigatoriedade da oferta do espanhol no Brasil.
Riferimenti bibliografici
Associação Brasileira de Hispanistas. Manifesto de Repúdio à Medida Provisória Nº746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em:< http://www.hispanistas.org.br/wpcontent/uploads/2015/02/Manifesto-de-rep%C3%BAdio-%C3%A0-MedidaProvis%C3%B3ria-N-746_ABH.pdf>.
Acesso em: 30 jun. 2018.
BRASIL. Constituição Federal(1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Senado, 1988.
________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira, nº 9.394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
________. Lei nº 11.161/2005. Dispõe sobre o ensino de língua espanhola. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11161.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
________. Lei nº 13.415/2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
________. Medida Provisória nº746/2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em 29 jun. 2018.
Embratur lança campanha para a América Latina. Disponível em: http://www.embratur.gov.br/piembratur-new/opencms/salaImprensa/noticias/arquivos/Embratur_lanca_campanha_para_a_America_Latina.html. Acesso em: 05 jul. 2018.
FERNÁNDEZ, Francisco Moreno. El español en Brasil. In.: SEDYCIAS, João (org.) O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. P.14-34.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 15.ed. São Paulo: Loyola, 2007.
_________________. Arqueologia do Saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
_________________. O sujeito e o poder. In: RABINOW, P & DREYFUS, H. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. P.231-249.
GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: língua de encontros. In.: SEDYCIAS, João (org.) O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. P.61-70.
GONZÁLEZ, Neide Maia. Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática. In.: BARROS, Cristiano Silva & COSTA, Elzimar Goettenauer. (coord.) Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. P.25-54.
MOREIRA, Herivelto, CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro, Lamparina, 2008.
SCHMITZ, J.R. Actas del II Seminario de Dificultades Específicas para la Enseñanza del Español a Lusohablantes. Consejería de Educación. Brasília: Embajada de España, 1993.
Quem é Consuelo, argentina que ironiza questões brasileiras no Facebook? Disponível em: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2017/01/31/quem-e-consuelo-a-argentina-que-problematiza-temas-brasileiros-no-facebook.htm. Acesso em 10 jul. 2018.
Visit Brasil. Verano com dinero, verão sin dinheiro: como aproveitar su verano por completo. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aX43L-5rGdE. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________. Cómo hablar portuñol en el verano de Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XnPS4Cca1PE. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Como y onde vivir o Carnaval en Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tziLp-eYheA. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Reveillon y Natal: como són las comemoraciones de fim de año en Brasil? 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ucnrsKwzEDs. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________. Como nón sentir saudades de Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wJiB6wdg6AM. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Amigos para siempre: como hacer amigos nel verano brasileiro? 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KzuwLO-4SD4. . Acesso em 10 jul. 2018.
___________.Como encontrar la praia ideal para curtir el verano no Brasil. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DUK-JWWFlnQ. Acesso em 10 jul. 2018.
___________. Como curtir ‘finte e quatro’ horas de playa. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tzq8gRyOrmk. Acesso em 10 jul. 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Ângela Paula Nunes Ferreira, Maria Regina Baracuhy Leite

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.