Estudo longitudinal da aquisição fonológica de criança com Síndrome de Down

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.241765

Palabras clave:

aquisição fonológica, Síndrome de Down, estudo longitudinal.

Resumen

Este trabalho analisa a aquisição da fala de criança com Síndrome de Down em um estudo longitudinal, a fim de acompanhar características individuais de desenvolvimento (SLOBIN, 2015). A pesquisa considera estratégias de reparo na aquisição e é tem como suporte Modelos Baseados no Uso (BYBEE, 2001, 2010). Trata-se de um estudo de caso com uma criança, envolvendo gravações periódicas desde os seus 5 meses até os seus 2 anos de idade. A análise apontou uma aquisição sonora gradual, com a atuação de efeitos de frequência, na produção preferencial de sons consonantais mais anteriores e do tipo silábico CV.

Biografía del autor/a

Jóice de Oliveira Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Letras do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras - Área de concentração:  ESTUDOS ANALÍTICO-DESCRITIVOS DE LINGUA/LINGUAGEM E SUAS TECNOLOGIAS. (2019-2020)

Raquel Márcia Fontes Martins, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Professora das áreas de Linguística e Língua Portuguesa, do curso de letras do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras

Citas

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Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Ferreira, J. de O., & Martins, R. M. F. (2020). Estudo longitudinal da aquisição fonológica de criança com Síndrome de Down. Revista Investigações, 33(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.241765

Número

Sección

Artigo - Linguística (seção livre)

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