Líneas contemporáneas en la escrivências de Conceição Evaristo y Lubi Prates
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265153Palabras clave:
poesía contemporánea, autoría femenina negra, escrevivência, memoriaResumen
El objetivo principal de este estudio es analizar la contemporaneidad del lenguaje poético en los poemas «Da menina, a pipa», de Conceição Evaristo; y «para este país», de Lubi Prates. Para esta lectura, se utilizará la noción de “escrevivências” (Evaristo, 2023) para comprender cómo los textos mencionados ponen de manifiesto elementos de la vida social brasileña, considerando la ruptura de estereotipos estéticos en la lírica nacional. De esta manera, la discusión no solo respalda la inserción de la voz femenina negra en la poesía brasileña, sino que también discute un lirismo que entra en crisis con la reproductibilidad del arte poético.
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
CAMPOS, Haroldo. Poesia e modernidade: da morte da arte à constelação. O poema pós-utópico. In: CAMPOS, Haroldo. O arco-íris branco: ensaios de literatura e cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1997. p. 243-269.
CRUZ, Eliana Alves. Não há quem fique indiferente a Ponciá – Ressonâncias do romance de estreia de Conceição Evaristo, lançado há 20 anos. Suplemento Pernambuco. Recife: Cepe, n. 209, p. 12-15, jul. de 2023.
DIÓGENES, Danilo. Poesia e antipoesia. Garrafas, Rio de Janeiro, v. 16, n. 45, p. 261-271, jul./set. 2018. Disponível em: http://docplayer.com.br/124819064-Danilo-diogenes-mestrando-em-ciencia-da-literatura-ufrj.html. Acesso em: 10 jun. 2022.
EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo: “As histórias de amor não têm fim”. [Entrevista concedida à] Paula Passos. Continente Multicultural, Recife, n. 267, p. 4-13, mar de 2023.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
GONZÁLEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.
HUA, Anh. Diaspora and Cultural Memoray. In: AGNEW, Vijay (org.). Diaspora, memory, and identity: a search for home. Toronto: University of Toronto Press, 2005.
MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli e o Homo eroticus pós-moderno: "Voltamos ao que o racionalismo moderno eliminou". Fronteiras do pensamento, São Paulo. jul. de 2015. Disponível em: https://www.fronteiras.com/leia/exibir/michel-maffesoli-e-o-homo-eroticus-pos-moderno-voltamos-ao-que-o-racionalismo-moderno-eliminou. Acesso em: 9 jun. 2022.
MENDES, Rogério. Pedagogias da Cimarronaje. A contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a Crítica Literária e Literaturas (Afro) Latino-Americanas. São Paulo: Associação Brasileira de Hispanistas, 2020.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na Filosofia da Educação Brasileira. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará. Ceará, 2005.
PAZ, Octávio. O arco e a lira. Tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
PRATES, Lubi. Um corpo negro. São Paulo: Nosotros Editorial, 2018.
SÁNCHEZ, Dário Gómez. Anotações em torno de razão e poesia. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, São Paulo, n. 25, p. 60-70, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/manuscritica/article/view/177720. Acesso em: 12 de jun. de 2022.
RUFINO, Luiz. Pedagogias das encruzilhadas. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 71-88, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia. Acesso em: 15 nov. 2023.
SCHÜLER, Donaldo. Literatura grega: irradiações. São Paulo: Ateliê, 2018.
SHOWALTER, Elaine. A crítica feminista no território selvagem. Tradução de Deise Amaral. In: HOLLANDA, Helena Buarque de (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 23-57.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcia Danieli da Silva Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.