Literatura e representações da pobreza
DOI :
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253199Mots-clés :
pobreza, estudos literários, Catalin Dorian Florescu, Jacob beschließt zu lieben.Résumé
O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de pobreza como instrumento de análise para os estudos literários. Na primeira parte, empreende uma discussão teórica interdisciplinar, em que o conceito de pobreza é compreendido como fenômeno multidimensional, a ser diferenciado com base em posicionamentos interseccionais e identitários. O conceito se revela especialmente profícuo para os estudos literários, na medida em que revela algo sobre práticas simbólicas e produção de sentido. Para ilustrar seus potenciais, o artigo analisa o romance Jacob beschließtzulieben de Catalin Dorian Florescu (2011), problematizando as estratégias de administração de sentido, no marco da pobreza.
Références
CRESPO, Antônio Pedro Albernaz; GUROVITZ, Elaine. A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2002.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Poéticas da precariedade. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 41, p. 33-46, 2013.
FLORESCU, Catalin Dorian. Jacob beschließt zu lieben. München: C. H. Beck, 2011.
NARAYAN, Deepa. Voices of the Poor. Can Anyone Hear Us? Oxford: Oxford University Press, 2000.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
RODRIGUES, Eduardo Vítor; SAMAGAIO, Florbela; FERREIRA, Hélder; MENDES, Maria Manuela; JANUÁRIO; Susana. A Pobreza e a Exclusão Social: Teorias, Conceitos e Políticas Sociais em Portugal. Sociologia, v. 9, 1999, p. 63-101.
SEM, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras. 2000.
SMALL, Mario Luis; HARDING, David J.; LAMONT, Michèle. Reconsidering Culture and Poverty. ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 629, n. 1, p. 6-27, 2010.
SCHWARZ, Roberto (org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
UNITED NATIONS. Understanding poverty from a gender perspective. Santiago: United NationsPublication, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Dionei Mathias 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.