Literatura e representações da pobreza
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253199Palavras-chave:
pobreza, estudos literários, Catalin Dorian Florescu, Jacob beschließt zu lieben.Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de pobreza como instrumento de análise para os estudos literários. Na primeira parte, empreende uma discussão teórica interdisciplinar, em que o conceito de pobreza é compreendido como fenômeno multidimensional, a ser diferenciado com base em posicionamentos interseccionais e identitários. O conceito se revela especialmente profícuo para os estudos literários, na medida em que revela algo sobre práticas simbólicas e produção de sentido. Para ilustrar seus potenciais, o artigo analisa o romance Jacob beschließtzulieben de Catalin Dorian Florescu (2011), problematizando as estratégias de administração de sentido, no marco da pobreza.
Referências
CRESPO, Antônio Pedro Albernaz; GUROVITZ, Elaine. A pobreza como um fenômeno multidimensional. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2002.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Poéticas da precariedade. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 41, p. 33-46, 2013.
FLORESCU, Catalin Dorian. Jacob beschließt zu lieben. München: C. H. Beck, 2011.
NARAYAN, Deepa. Voices of the Poor. Can Anyone Hear Us? Oxford: Oxford University Press, 2000.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
RODRIGUES, Eduardo Vítor; SAMAGAIO, Florbela; FERREIRA, Hélder; MENDES, Maria Manuela; JANUÁRIO; Susana. A Pobreza e a Exclusão Social: Teorias, Conceitos e Políticas Sociais em Portugal. Sociologia, v. 9, 1999, p. 63-101.
SEM, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras. 2000.
SMALL, Mario Luis; HARDING, David J.; LAMONT, Michèle. Reconsidering Culture and Poverty. ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, v. 629, n. 1, p. 6-27, 2010.
SCHWARZ, Roberto (org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
UNITED NATIONS. Understanding poverty from a gender perspective. Santiago: United NationsPublication, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dionei Mathias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.