Ecos da contemporaneidade: considerações poéticas na canção “Construção” (1971), de Chico Buarque

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265128

Mots-clés :

Construção, poesia, canção

Résumé

O presente artigo visa apresentar uma colaboração teórico-analítica sobre relações intrínsecas entre poesia e canção na música Construção (1971), de Chico Buarque. O diálogo é permeado pela ideia de ecos da contemporaneidade, que busca, nas origens, respostas para tal relação. As noções de poesia, intersemiose e entrelugar em autores como Diógenes (2018), Pucheu (2014), Sánchez (2013) e Siscar (2005) são imprescindíveis à compreensão da obra artística contemporaneamente situada. Construção (1971) é, pois, lido como poema autorreferente, que aponta para o entrelugar processual, compreendendo poesia e canção em um sentido pós-autônomo, isto é, usando de sua imbricação teórico-ontológica como caminho analítico.

Biographie de l'auteur

George Antônio Nogueira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Letras pela UFPB, na área de concentração Literatura, Teoria e Crítica. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: georgeantonionogueira@gmail.com

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Publiée

2025-05-19

Comment citer

Silva, G. A. N. da. (2025). Ecos da contemporaneidade: considerações poéticas na canção “Construção” (1971), de Chico Buarque. Revista Investigações, 38(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265128

Numéro

Rubrique

A (des)lirização da poesia (pós)moderna

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