Ecos da contemporaneidade: considerações poéticas na canção “Construção” (1971), de Chico Buarque

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265128

Parole chiave:

Construção, poesia, canção

Abstract

O presente artigo visa apresentar uma colaboração teórico-analítica sobre relações intrínsecas entre poesia e canção na música Construção (1971), de Chico Buarque. O diálogo é permeado pela ideia de ecos da contemporaneidade, que busca, nas origens, respostas para tal relação. As noções de poesia, intersemiose e entrelugar em autores como Diógenes (2018), Pucheu (2014), Sánchez (2013) e Siscar (2005) são imprescindíveis à compreensão da obra artística contemporaneamente situada. Construção (1971) é, pois, lido como poema autorreferente, que aponta para o entrelugar processual, compreendendo poesia e canção em um sentido pós-autônomo, isto é, usando de sua imbricação teórico-ontológica como caminho analítico.

Biografia autore

George Antônio Nogueira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Letras pela UFPB, na área de concentração Literatura, Teoria e Crítica. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: georgeantonionogueira@gmail.com

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Pubblicato

2025-05-19

Come citare

Silva, G. A. N. da. (2025). Ecos da contemporaneidade: considerações poéticas na canção “Construção” (1971), de Chico Buarque. Revista Investigações, 38(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265128

Fascicolo

Sezione

A (des)lirização da poesia (pós)moderna

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