Alberto Caeiro: poeta por natureza
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.249753Parole chiave:
poesia portuguesa, Alberto Caeiro, Fernando Pessoa.Abstract
Alberto Caeiro é considerado por Fernando Pessoa e seus demais heterônimos como o centro de todo um universo poético e filosófico. Assim sendo, ao se definir O guardador de rebanhos como um ponto de “resolução” para as angústias do homem moderno e um enfrentamento do nada e do silêncio, por meio de uma poesia que integra o ser humano num contexto natural, Fernando Pessoa estabelece o apagamento de toda forma de sofrimento. Esse texto, procura analisar as relações entre Caeiro e seus “discípulos” por meio de um ponto de convergência: as “Notas para a recordação do meu mestre Caeiro".Riferimenti bibliografici
BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Espólio Fernando Pessoa: Alberto Caeiro. 2006. Disponível em: https://purl.pt/1000/1/alberto-caeiro/index.html Acesso em: 30 jan. 2021.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CASTRO, Ivo. A arca de Caeiro. 2006. In: BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Espólio Fernando Pessoa: Alberto Caeiro. Disponível em: https://purl.pt/1000/1/alberto-caeiro/apresentacao.html Acesso em: 30 jan. 2021
GIL, José. Diferença e negação na poesia de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000
LOPES, Teresa Rita. Pessoa por conhecer: textos para um novo mapa. Lisboa: Estampa, 1990.
PESSOA, Fernando. Cartas de Fernando Pessoa a João Gaspar Simões. (Introdução, apêndice e notas do destinatário.) 2.ª ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1982.
PESSOA, Fernando. Páginas íntimas e de auto-interpretação. Edição de Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho. Lisboa: Edições Ática. 1996.
PESSOA, Fernando. Poesia completa de Alberto Caeiro. Edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith. 5º ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.
PESSOA, Fernando. Poemas Completos de Alberto Caeiro. Recolha, transcrição e notas de Teresa Sobral Cunha. Lisboa: Presença, 1994.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Cartas a Fernando Pessoa II. Lisboa: Ática, 1979.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Marcio Roberto Pereira

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.