O fabuloso encontro entre Cristiane Sobral, Conceição Evaristo e Bertolt Brecht: uma análise da obra Uma boneca no lixo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.258408Parole chiave:
Cristiane Sobral, Conceição Evaristo, Bertolt Brecht, Uma boneca no lixoAbstract
A obra Uma boneca no lixo possibilita uma leitura que perpassa o caráter social e técnico-teatral, permitindo uma análise ampla de elementos políticos e sociais vigentes na sociedade estruturalmente racista e capitalista. O objetivo central deste trabalho consiste no estudo literário do texto de Sobral, levando em consideração, também, a forte presença do teatro épico e de Conceição Evaristo no texto teatral em questão. A partir desses encontros é possível obter como resultado a grande provocação contida na obra de Sobral, que possibilita questionar uma gama de preconceitos e racismos contidos na sociedade a partir de sua obra politizante.
Riferimenti bibliografici
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e sendo comum. Tradução: Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Forbes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG.
DOS SANTOS ROCHA, Gabriel. O drama histórico do negro no teatro brasileiro e a luta antirracismo nas artes cênicas (1840-1950). Sankofa (São Paulo), v. 10, n. 20, p. 40-55, 2017.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 4. ed. Rio de Janeiro: Palas, 2018.
MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
MOTA, Eduarda Ferreira da. Teatro de Bertolt Brecht no Brasil. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI-ISCAP, Porto, v. 1, n. 7, p. 1-11, Maio, 2019. Disponível em: https://www.iscap.pt/cei/e-rei/n7/artigos/Eduarda-Mota_O-Teatro-de-Bertolt-Brecht-no-Brasil.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3 ed. rev. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro; Ipeafro, 2019.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985.
SOBRAL, Simone. Uma boneca no lixo. Ilustração Manu Militão. Belo Horizonte: Pi Laboratório Editorial, 2018.
TELES, Robson. Alegorias do Estado autoritário em O pagador de promessas e em O santo inquérito. 185 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6280?locale=pt_BR. Acesso em: 23 nov. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Adrielly da Silva Gomes, Robson Teles

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.