O fabuloso encontro entre Cristiane Sobral, Conceição Evaristo e Bertolt Brecht: uma análise da obra Uma boneca no lixo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.258408Palavras-chave:
Cristiane Sobral, Conceição Evaristo, Bertolt Brecht, Uma boneca no lixoResumo
A obra Uma boneca no lixo possibilita uma leitura que perpassa o caráter social e técnico-teatral, permitindo uma análise ampla de elementos políticos e sociais vigentes na sociedade estruturalmente racista e capitalista. O objetivo central deste trabalho consiste no estudo literário do texto de Sobral, levando em consideração, também, a forte presença do teatro épico e de Conceição Evaristo no texto teatral em questão. A partir desses encontros é possível obter como resultado a grande provocação contida na obra de Sobral, que possibilita questionar uma gama de preconceitos e racismos contidos na sociedade a partir de sua obra politizante.
Referências
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e sendo comum. Tradução: Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Forbes Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG.
DOS SANTOS ROCHA, Gabriel. O drama histórico do negro no teatro brasileiro e a luta antirracismo nas artes cênicas (1840-1950). Sankofa (São Paulo), v. 10, n. 20, p. 40-55, 2017.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 4. ed. Rio de Janeiro: Palas, 2018.
MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
MOTA, Eduarda Ferreira da. Teatro de Bertolt Brecht no Brasil. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI-ISCAP, Porto, v. 1, n. 7, p. 1-11, Maio, 2019. Disponível em: https://www.iscap.pt/cei/e-rei/n7/artigos/Eduarda-Mota_O-Teatro-de-Bertolt-Brecht-no-Brasil.pdf. Acesso em: 26 abr. 2023.
NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3 ed. rev. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro; Ipeafro, 2019.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Editora Perspectiva, 1985.
SOBRAL, Simone. Uma boneca no lixo. Ilustração Manu Militão. Belo Horizonte: Pi Laboratório Editorial, 2018.
TELES, Robson. Alegorias do Estado autoritário em O pagador de promessas e em O santo inquérito. 185 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6280?locale=pt_BR. Acesso em: 23 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adrielly da Silva Gomes, Robson Teles

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.