O GUARDIÃO DE HISTÓRIAS DO VALE DOS DINOSSAUROS E OS SABERES DA TRADIÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p119-147Parole chiave:
Saberes da tradição, Currículo vivencial e complexo, Práticas Educativas em movimento.Abstract
Este relato de experiência é fruto das vivências em um projeto de extensão, que tinha como título “Alice no país dos dinossauros”. Configurou-se como uma proposta de estudo das memórias do guardião do Vale dos Dinossauros – Robson Marques – da cidade de Sousa, alto sertão da Paraíba durante os anos de 2015 a início de 2019. Esse guardião é cronista, poeta, artista plástico, cordelista e paleontólogo da tradição. Essa proposta foi submetida ao Edital de extensão universitária da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Seu público alvo eram algumas escolas estaduais e municipais do município acima referido, dentre elas a Escola Estadual Júlio Sarmento, a Escola Estadual Batista Leite, e a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Maria Aurita. Dentre as atividades extensionistas estavam o teatro popular acerca da Vida de Robson Marques e de suas ideias sobre o Vale dos dinossauros, oficinas de saberes nas escolas, e proposição de um currículo complexo em que se insira em algumas disciplinas da formação básica dos estudantes a temática dos saberes da tradição e do conhecimento produzido pelo guardião. A base epistemológica que norteia esse estudo são: Lévi-Strauss, Conceição Almeida, Edgar Morin e Paulo Freire. Partindo dos diálogos desses autores e das práticas educativas em movimento empreendidas pelos estudantes compreendemos que há uma necessidade de aliança e de religação entre saberes científicos e saberes da tradição. Assim, talvez possamos chegar a uma compreensão mais ampla de Educação, uma noção de Educação em que se leve a totalidade do humano e combata as fragmentações dos saberes ora em vigor.
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