O GUARDIÃO DE HISTÓRIAS DO VALE DOS DINOSSAUROS E OS SABERES DA TRADIÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA

Luan Gomes dos Santos de Oliveira

Resumo


Este relato de experiência é fruto das vivências em um projeto de extensão, que tinha como título “Alice no país dos dinossauros”. Configurou-se como uma proposta de estudo das memórias do guardião do Vale dos Dinossauros – Robson Marques – da cidade de Sousa, alto sertão da Paraíba durante os anos de 2015 a início de 2019. Esse guardião é cronista, poeta, artista plástico, cordelista e paleontólogo da tradição. Essa proposta foi submetida ao Edital de extensão universitária da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Seu público alvo eram algumas escolas estaduais e municipais do município acima referido, dentre elas a Escola Estadual Júlio Sarmento, a Escola Estadual Batista Leite, e a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Maria Aurita. Dentre as atividades extensionistas estavam o teatro popular acerca da Vida de Robson Marques e de suas ideias sobre o Vale dos dinossauros, oficinas de saberes nas escolas, e proposição de um currículo complexo em que se insira em algumas disciplinas da formação básica dos estudantes a temática dos saberes da tradição e do conhecimento produzido pelo guardião. A base epistemológica que norteia esse estudo são: Lévi-Strauss, Conceição Almeida, Edgar Morin e Paulo Freire. Partindo dos diálogos desses autores e das práticas educativas em movimento empreendidas pelos estudantes compreendemos que há uma necessidade de aliança e de religação entre saberes científicos e saberes da tradição. Assim, talvez possamos chegar a uma compreensão mais ampla de Educação, uma noção de Educação em que se leve a totalidade do humano e combata as fragmentações dos saberes ora em vigor.

 


Palavras-chave


Saberes da tradição; Currículo vivencial e complexo; Práticas Educativas em movimento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Reforma do Pensamento e Extensão Universitária. In: Revista Cronos, v.2, n.2. Natal: UFRN, 2001, p. 11-22.

________. Técnicas de previsão climática no Nordeste do Brasil: uma “ciência neolítica” no século XX. In CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA, 1., Portugal. Actas...Portugal: Universidade de Évora e Universidade de Aveiro. Comissão Organizadora do Congresso (Ed.). Évora: S. Reprografia e Publicações da Universidade de Évora, 2001.

___________. Complexidade, Saberes científicos, Saberes da tradição. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

______. O Saber Antropológico – complexidades, objetivações, desordens, incertezas. Tese de doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. 1992.

______. Complexidade e cosmologias da tradição. Belém: eduepa; UFRN/PPGCS, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

__________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A antropologia diante dos problemas do mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

___________. O Pensamento Selvagem. 12 ed. São Paulo: Papirus, 2012.

MAIA, Felícia Assmar. Direito à memória: o patrimônio histórico, artístico e cultural e o poder econômico. Movendo Ideias, v 8, nº 13. Belém, 2003, p. 39-42.

MARQUES, Robson. O Velho do Rio – História dos dinossauros. (S/d)

_________. Alice no País dos Dinossauros. (S/d)

__________. Catando orvalho no assoalho de Sousa. (S/d)

__________. O velho e os Urubus e as duas meninas com amor. Sousa/PB, 2006.

MORIN, Edgar - Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SIDNEI, Roberto. TRAJETÓRIA, ITINERÁRIO, ITINERÂNCIA E ERRÂNCIA:

PERSPECTIVANDO O CURRÍCULO ENQUANTO CRISÁLIDA. UFBA.

SILVA, Eduardo Pordeus. Políticas Culturais e Economia da Cultura no sertão paraibano: o caso vale dos dinossauros. João Pessoa: UFPB, 2009. (Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídicas).




DOI: https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n6.p119-147



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.