O DISCURSO DO ESCOLA SEM PARTIDO PROFERIDO AO PROFESSOR

Authors

  • Jonas Pereira Lima Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Correio Doutora em Letras pela UFF. Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Desenvolve pesquisas em semiótica. Líder do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins. Bolsista do CNPq https://orcid.org/0000-0001-5886-6809

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p75-110

Keywords:

Escola sem Partido. Discurso Intolerante. Neutralidade. Semiótica Discursiva

Abstract

Este texto consiste em uma síntese de uma investigação que teve como objeto de estudo o discurso do Escola sem Partido analisado com base aos parâmetros teórico-metodológico da Semiótica Discursiva. A análise revelou que o sujeito do Escola sem Partido manifesta discurso intolerante quando impõe que o professor seja neutro em relação aos aspectos políticos, ideológicos, partidários, religiosos, morais e de identidade de gênero supostamente discutidos em sala de aula. Mediante análises e resultados, constatamos que o Escola sem Partido assume uma postura autoritária em favor de uma corrente política, que despreza o ensino e aprendizagem pluralista e crítico, estimulando a prática da intolerância ao professor. Em seu discurso, construído pela regularidade das enunciações, vozes intolerantes se articulam para instigar as paixões disfóricas do ódio e do medo, que reverberam no constrangimento, na perseguição e na ameaça ao professor, suscitando, assim, a construção de práticas não negociáveis no âmbito de uma sociedade alicerçada nos princípios da justiça e da democracia

Author Biography

Jonas Pereira Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Jonas Pereira Lima, graduado Letras, Mestre em Letras e Linguística e Doutor em Ensino de Língua e Literatura.

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Published

2023-05-09

How to Cite

Lima, J. P., & Correio, L. H. O. da S. (2023). O DISCURSO DO ESCOLA SEM PARTIDO PROFERIDO AO PROFESSOR. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 75–110. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p75-110

Issue

Section

Artigos Livres