“PERDA DE IDENTIDADE CULTURAL” INDÍGENA, BARBÁRIE E O ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p275-299Keywords:
Educação Escolar Indígena, Identidade Cultural, Barbárie.Abstract
Este ensaio objetiva refletir se o espaço escolar acarretaria perda ou não de identidade cultural indígena. Para isso, reflete os conceitos de cultura, civilização e barbárie, bem como tece considerações sobre a escola indígena e não-indígena. O texto foi dividido em quatro partes: a primeira parte visa desconstruir a imagem estereotipada e “exótica” que se tem dos povos indígenas, e no que isso acarreta no conceito de cultura, civilização, barbárie e suas relações de poder. A segunda parte do ensaio explora sobre "perda cultural", a relação entre língua e cultura, concepções modernas sobre cultura e maneiras de realmente pensar essa preservação. Na terceira parte é mencionado sobre nossa própria crise de identidade da qual passamos em um governo autoritário e a relação deste fato com a falta de conhecimento. Finalmente, a última parte trata da reversão histórica na Educação Escolar Indígena e o que podemos aprender com os povos originários para nossas próprias reflexões sobre cultura, civilização identidade e barbárie.
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