“PERDA DE IDENTIDADE CULTURAL” INDÍGENA, BARBÁRIE E O ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Lígia Moscardini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p275-299

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Identidade Cultural, Barbárie.

Resumo

Este ensaio objetiva refletir se o espaço escolar acarretaria perda ou não de identidade cultural indígena. Para isso, reflete os conceitos de cultura, civilização e barbárie, bem como tece considerações sobre a escola indígena e não-indígena. O texto foi dividido em quatro partes: a primeira parte visa desconstruir a imagem estereotipada e “exótica” que se tem dos povos indígenas, e no que isso acarreta no conceito de cultura, civilização, barbárie e suas relações de poder. A segunda parte do ensaio explora sobre "perda cultural", a relação entre língua e cultura, concepções modernas sobre cultura e maneiras de realmente pensar essa preservação.  Na terceira parte é mencionado sobre nossa própria crise de identidade da qual passamos em um governo autoritário e a relação deste fato com a falta de conhecimento. Finalmente, a última parte trata da reversão histórica na Educação Escolar Indígena e o que podemos aprender com os povos originários para nossas próprias reflexões sobre cultura, civilização identidade e barbárie.

Biografia do Autor

Lígia Moscardini, Universidade Estadual Paulista

É graduada em Letras (Bacharelado/Licenciatura), Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (2015) e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", câmpus de Araraquara (2019).

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Moscardini, L. (2024). “PERDA DE IDENTIDADE CULTURAL” INDÍGENA, BARBÁRIE E O ESPAÇO ESCOLAR. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 275–299. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p275-299

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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