A AVALIAÇÃO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p48-66Keywords:
avaliação escolar, funções da avaliação, educação democrática.Abstract
Este trabalho traz resultados de uma pesquisa que intencionou investigar se a avaliação enquanto ação pedagógica tem garantido a evolução e a inclusão das/dos estudantes do Ensino Fundamental. Tem como foco os Anos Iniciais deste nível de ensino. Faz uma reflexão a partir de estudo bibliográfico e analisa as práticas avaliativas de um grupo de professoras do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Por meio de um questionário aplicado, identificou-se o que elas consideravam mais adequado a uma educação democrática, no sentido de promover a inclusão de fato de todas/os estudantes. O trabalho concluiu que o modelo que efetivamente o promove é aquele que, ao viabilizar os atos de planejamento e replanejamento – a partir da identificação de características do processo de conhecimento daquelas/es – promove a produção de conhecimentos significativos.
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