EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: TEORIA FEMINISTA NA AÇÃO PEDAGÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p157-184

Palabras clave:

Educação não sexista, identidades de gênero, diversidade sexual, teoria feminista

Resumen

Este artigo aborda as relações de manutenção de estruturas opressivas no campo da educação, nomeadamente no que se refere à diversidade sexual e de gênero, que podem, por meio de uma perspectiva freireana e da teoria feminista, vislumbrar práticas pedagógicas que incentivem a que os/as educandos/as sejam mais autônomos/as. Argumenta-se que a imutabilidade e constância de diversos conceitos e posturas, em muitos casos, alimenta a mera reprodução de quietudes, silêncios e condutas que não estimulam a alteridade. Recorrendo a uma metodologia de tipo qualitativo e exploratório e através de uma extensa revisão de literatura e reflexão detida sobre importantes conceitos, objetiva-se elencar o processo de construção de práticas regulares de educação não sexista no campo escolar. Uma educação não sexista é possível a partir do momento em que a educação – e a escola como parte do processo – envolve os mais diversos atores sociais implicados com a causa. Para tal, é necessária uma alteração profunda de mentalidade acerca das diversidades sexuais e de gênero enquanto compromisso ético-político de todas as pessoas e instituições.

Biografía del autor/a

Sérgio Antônio, Universidade do Minho

Doutor em Sociologia, Universidade do Minho. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS).

Joana Teixeira Ferraz da Silva, Universidade do Minho

Doutoranda em Sociologia, Universidade do Minho. Financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (https://doi.org/10.54499/2021.05582.BD). Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS).

Rafaela Sofia Gonçalves Ribeiro, Universidade do Minho

Mestre em Sociologia, Universidade do Minho. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho). Integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS).

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Publicado

2025-03-11

Cómo citar

Sérgio Antônio, Teixeira Ferraz da Silva, J., & Gonçalves Ribeiro, R. S. (2025). EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: TEORIA FEMINISTA NA AÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Debates Insubmissos, 7(27), 157–184. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p157-184

Número

Sección

DOSSIÊ: Insubmissões através da prática educativa não-sexista

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