APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DAS PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DE PEMBA EM CABO DELGADO - MOÇAMBIQUE

Autores

  • Achegar Tiodósio Matias Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação e Comunicação- Nampula.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p274-292

Palavras-chave:

Plataformas de comunicação digital, Formação continuada, Educação, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo aborda a aplicação das plataformas de comunicação digitais como ferramenta educacionais na esfera escolar, e como instrumento de formação contínua de Professores do ensino primário de Pemba, Cabo Delgado Província de Moçambique. São discutidos aspectos que envolvem as ferramentas e o uso contextualizado das plataformas digitais, de modo que tais plataformas auxiliem no desenvolvimento do ambiente de aprendizado. A pesquisa objectivou analisar o interesse e a relação entre as acções de formação continuada de professores de Pemba, Cabo Delgado, Moçambique para a aplicação pedagógica das plataformas digitais no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi desenvolvido mediante uma abordagem bibliográfica quantitativa e uma serie de inquéritos a informantes-chave completou a recolha dos dados. A metodologia usada propõe do tipo estudo de caso, desenvolveu-se a partir da realização de um curso de formação continuada para Professores do Ensino Primário (IFP) Alberto Joaquim Chipande na Cidade de Pemba em Cabo Delgado. Os dados observados, mensurados através da análise de questionários aplicados aos formadores, demonstraram a relevância de tais acções enquanto oportunidade de reflexão e actualização dos profissionais da educação em relação ao uso das plataformas de comunicação digitais no espaço escolar, reconhecendo-as como instrumentos potencializadores e enriquecedores do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Achegar Tiodósio Matias, Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação e Comunicação- Nampula.

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique - Nampula. Mestre em Sociologia de Trabalho e das Organizações; Licenciado em Direito pela Universidade Aberta de Moçambique ISM/Maputo. É Docente Universitário da ESEG; Autor e Escritor Africano com publicações de artigos científicos e livros em revistas nacionais e internacionais com destaque: Um canudo para uma África e as Dinâmicas do Desenvolvimento, publicado na Tipografia Editrice Pisana, Via Trento-Italia- ISBN 978-88-8250-274-4; Impacto do Conflito Armado sobre o sector da Educação no Norte e Centro de Cabo Delgado (2015-2020), Revista Debates Insubmissos, Caruaru, PE. Brasil, Ano 4, v.4, nº 13, mai./ago. 2021. ISSN: 2595-2803.

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

Matias, A. T. (2024). APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DAS PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO DE PEMBA EM CABO DELGADO - MOÇAMBIQUE. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 274–292. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p274-292

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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