IMPACTO DO CONFLITO ARMADO SOBRE O SECTOR DA EDUCAÇÃO NO NORTE E CENTRO DE CABO DELGADO (2015-2020)
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p225-252Palavras-chave:
Migração involuntária, Rede escolar, Gestão das transferências escolares, Conflito militar.Resumo
Este estudo teve como objectivo compreender o impacto na educação do conflito que está assolando a província de em Cabo Delgado desde Outubro de 2017, supostamente derivante da insurgência de grupos armados de religião islâmica, contra o Estado moçambicano. Os indicadorers selecionados para o efeito foram a evolução da rede, efectivo profissional e escolar, referentes às áreas afectadas pelo conflito. O trabalho foi desenvolvido mediante uma abordagem quantitativa, compararando os dados antes (2015) e depois (2020) do conflito armado, consoante os indicadores acima assinalados. Uma série de inquéritos junto a informantes-chave completou o trabalho de recolha dos dados. Os resultados obtidos demonstraram quão difíceis e de frequente pouco organizadas foram as transferências involuntárias de muitos alunos e professores da província para zonas mais seguras, onde ainda o défice de infraestruturas resulta evidente.
Referências
BELCHIOR, Manuel (1964:65), Evolução política do ensino em Moçambique, in Moçambique, Curso de Extensão Universitária, Universidade técnica, Instituto superior de ciências sociais e política ultramarina, Lisboa.
FRANCISCO, António. (2020), “ E se Cabo Delgado Fosse um Pais Independente” – Diário económico.
HOFMANN, Katharina & MARTINS, Adrian de Souza. (Agosto 2012). PERSPETIVA | FES MOÇAMBIQUE- Descoberta de Recursos Naturais em Moçambique Riqueza para poucos ou um meio de sair da pobreza? Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung | Secção África Hiroshimastraße 17 | 10785 Berlin | Alemanha.
MACAMO, Ernesto. M. (2015). Insucesso escolar em Moçambique. Estudo de caso na Escola Secundária Graça Machel. Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.
MAQUENZI, Jerry & FEIJÓ, João. (2020). Desenvolvimento socioeconómico de Cabo Delgado num contexto de conflito; OMR nº 101: Fevereiro. Maputo.
MAQUENZI, Jerry, ADAM, Yussuf & FEIJÓ, João. (2020). Integração Socioeconómica dos Deslocados Internos em Cabo Delgado – Um desafio Nacional. Destaque Rural nº 105: OMR. Maputo.
PASTORE, Marina & BARROS, Denise. (2018). “Vivências e Perceções acerca da Educação em Moçambique: Olhares etnográficos em uma escola primária no bairro da Matola A ”, Cadernos de Estudos Africanos, Nº 35, posto online no dia 02 outubro 2018.Disponível:URL:http://journals.openedition.org/cea/2794; DOI:https://doi.org/10.4000/cea.2794
PALEGE, Sérgio E. (2017) “Currículo e Organização Escolar Nas Zonas Libertadas da Frelimo”. Monografia, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.
SUBUHANA, Carlos & INTAQUE, Sabino. (2018), “Educação Pós-independência em Moçambique”: Revista Africana e Africanidade, Abril, nº 26.
ZAWANGONI, Salvador A. (2007), “A Frelimo e a Formação do Homem Novo (1964-1974 e 1975-1982)” : Maputo, CIEDIMA, p.38-39.
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (2015). Relatório Balanço e PES 2015. Cabo Delgado.
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (2016). Relatório Balanço e PES 2016. Cabo Delgado.
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (2017). Relatório Balanço e PES 2017. Cabo Delgado.
_______ (2020). Relatório Balanço 1º Semestre-2020. Cabo Delgado.
_______ (2020). Relatório Balanço 2º Semestre-2020. Cabo Delgado.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (2016). Relatório Final do Inquérito ao Orçamento Familiar - IOF-2014/15. Quadros Básicos Maputo.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (2017). Censo 2017. IV Recenseamento Geral da População e Habitação. Maputo.
UNESCO (2001), Educação para Todos: O compromisso de Dakar, Brasília, Ação Educativa.
Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, a Declaracao de Banjul (1981: artigo 17), disponivel em http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/africa/banjul.htm, acedido em 01 de Dezembro 2020.
LUSA (04.05.2019) “Grupo armado ataca aldeia em Moçambique, ajuda humanitária parada por prevenção” in LUSA, Disponível em https: //www.lusa.pt/article/26171034/grupo-armado-ataca-aldeiaemmo%C3%A7ambi que-ajuda-humanit%C3%A1ria-parada-por-preven%C3%A7%C3%A3, acesso em 18.07.2020.
MORIER-GENOUD, Eric (24.02.2019) “How a local Mozambique Islamic group becomes Africa’s latest terror threat”, disponível em https://qz.com/africa/1558111/mozambiques-islamist-threat-al-shabaab-hasroots-in-tanzania/, accesso a 28.05.2020.
UNICEF. (2014). Educação Moçambique. Situação atual, disponível em http://www.unicef.org.mz/nosso-trabalho/o-trabalho-do-unicef/educacao/e (https://www .publico.pt/2020/06/28/mundo/noticia/beneficia-violencia-caos-norte-mocambique-1909886). Acedido em 28 de Junho de 2020.
SERVICES DELIVERY INDICATOR (2015). MOÇAMBIQUE. Inquéritos indicadores de prestação de serviços. 95999. Maputo, Disponível em: http://documents1.worldbank.org/curated/pt/442101468187768256/pdf/95999-PORTUGUESE-WP-PUBLIC-Box391432B-ADD-SERIES-WB-Mozambique-SDI-Brief-PUBLIC.pdf. Acedido em 22 de Novembro 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
