AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE PROFESSORES GENERALISTAS: ANÁLISE SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (EFAF)

Autores

  • Jederson Garbin Tenório Rede de Ensino de Mato Grosso GELC UNIMEP PIRACICABA
  • Lucas de Andrade Carvalho Rede Municipal de Paulinia-SP https://orcid.org/0000-0003-1947-0144
  • Ana Carolina Capellini Rigoni Departamento de Ginástica, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p41-64

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Anos Iniciais, Professores Generalistas.

Resumo

Foi finalidade desse estudo compreender quais os significados de professoras generalistas sobre o papel da Educação Física na Educação Infantil. Observam-se comportamentos típicos de conflitos entre professoras do primário e os especialistas em Educação Física, decorrentes de questões como, por exemplo, o fato dos alunos, na maioria das vezes, gostarem mais das aulas de Educação Física do que de outras atividades diárias de sala. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com as técnicas de revisão de literatura, observação de campo e a aplicação de entrevistas semiestruturadas para quatro professores generalistas. As professoras afirmaram que a Educação Física é importante e que estas aulas são melhores aproveitadas quando dirigidas por um especialista, embora possuam uma visão funcionalista da disciplina como se fosse um descanso da rotina escolar. A falta do professor de Educação Física pode ser um problema quando elas devem assumir as atividades teóricas com os alunos em sala.

Biografia do Autor

Jederson Garbin Tenório, Rede de Ensino de Mato Grosso GELC UNIMEP PIRACICABA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Especialista em Educação Física Escolar pela UFMT (2003). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela FACIS-UNIMEP. Professor da Escola Municipal Daniel Titton (2002-2018). Chefe de Dept. de Esportes da Prefeitura Municipal de Cláudia-MT (2005-2006). Árbitro Assistente membro do quadro da F.M.F e C.B.F. (2000-2003). Atualmente é professor da Escola Estadual Manoel Soares Campos localizada em Cláudia-MT. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura(GELC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Lucas de Andrade Carvalho, Rede Municipal de Paulinia-SP

Possui graduação em licenciatura plena em educação física pela Universidade Estadual de Londrina (2005), graduação em licenciatura plena em pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2010) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Atualmente é diretor de unidade escolar da Prefeitura Municipal de Paulinia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, lazer, cultura corporal de movimento, curriculo e educação física.

Ana Carolina Capellini Rigoni, Departamento de Ginástica, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

É professora do Departamento de Ginástica, do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. É doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Possui mestrado em Educação Física e Sociedade, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). É especialista em Lazer e Qualidade de Vida, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2005) e possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2003). Esteve vinculada à Universidade de Lisboa, como investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Lazer. Os temas que vem estudando são Educação Física, Educação Física Escolar, lazer e práticas corporais, experiência, corpo e religião.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

Tenório, J. G., Carvalho, L. de A., & Rigoni, A. C. C. (2022). AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DE PROFESSORES GENERALISTAS: ANÁLISE SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (EFAF). Revista Debates Insubmissos, 4(15), 41–64. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n15.p41-64

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