CAN A CHILD'S HEART BEAT THE RHYTHM OF THE EARTH AT SCHOOL? FOR A PLANETARY CITIZENSHIP FROM CHILDHOOD EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p129-160Keywords:
cidadania planetária, educação infantil, criançaAbstract
Apresenta um ensaio que aposta em uma concepção de infância e de Educação Infantil que coloca o “coração no ritmo da terra”, ao articular criança, conhecimento e natureza. Até pouco tempo as crianças não eram vistas como sujeitos participantes da sociedade, entretanto essa realidade mudou e cada vez mais estudiosos trazem para debates essas reflexões. Ao articularmos a escrita deste artigo com o que nos move percebemos a partir dos encontros com as crianças como é importante esse movimento, que é objeto de desejo para muitas delas que hoje vivem reclusas em apartamentos e casas sem contato com a “natureza: terra, árvores, areia” e como essa falta e movimento tocam em seus corações. A partir desses anseios objetivamos promover diálogo apoiados ao conceito de “cidadania planetária” de Edgar Morin e os pensamentos convergentes de autores como Ailton Krenak (2022), Léa Tiriba e Paulo Freire, sobre a importância das brincadeiras na natureza, a utilização dos espaços não formais e objetos não estruturados como potência para uma educação emancipadora e feliz para nossas crianças. Utilizaremos a pesquisa bibliográfica para discorrer sobre essas potências, promovendo reflexão sobre uma cidadania planetária como forma de transformação da realidade das nossas e futuras crianças a partir da educação. Destacamos nas obras dos autores aspectos relevantes como a necessidade de construção de caminhos possíveis para a educação do futuro. Como considerações, aponta a intersecção entre os autores, a preocupação com uma educação que não apenas transmite conhecimentos, distantes da realidade da criança, de seu meio social e ambiental. Comunicam-se na busca por um processo educativo imbricado na construção do ser humano em toda a sua complexidade.
Palavras-chaves: cidadania planetária; educação infantil; natureza; criança.
References
REFERÊNCIAS
BARRETO, Ângela M. R. Situação atual da educação infantil no Brasil. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Subsídios para o credenciamento e funcionamento de instituições de educação infantil. v. 2. Coordenação Geral de educação infantil. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 1998.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em:13 de jun.2023.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em: 13 de jun.2023.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf. Acesso em: 13 de jun.2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível hmhttps://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 13 de jun.2023.
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília : MEC, SEB, 2010f. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf Acesso em 13 de jun.2023.
BONDIOLI, Anna. Construir compartilhando a qualidade: a contribuição das partes interessadas. In: BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Curitiba: Editora da UFPR, 2013. p. 25-49.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 41. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE. À sombra desta mangueira. São Carlos: Olho D’Água, 1995.
FREIRE. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREYBERGER, Adriana. A construção do ambiente educativo: uma pesquisa-ação colaborativa em um Centro de Educação Infantil. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 14 jun. 2023.
KOHAN, Walter Omar (2011). Imagens da infância para (re) pensar o currículo. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (1). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3757. Acesso em: 16 jun. 2023.
KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras.2022
LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Espaços educativos: uso e construção. Brasília: MEC/CEDATE, 1988. Acesso em: 14 jun. 2023.
LOPES, Jader; Vasconcellos, Tânia. GEOGRAFIA DA INFÂNCIA: Territorialidades Infantis. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, pp.103-127, Jan/Jun 2006.
MARCONI, Marina de Andre; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Instituto Piaget: Lisboa/Portugal, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez , 2001.
TIRIBA, Léa. “Crianças, natureza e educação infantil”. Tese de Doutorado, Departamento de Educação, PUC-Rio, 2005.
TIRIBA, Léa. Reinventando relações entre Seres Humanos e Natureza nos Espaços de Educação Infantil. In: Soraia Silva de Mello; Rachel Trajber. (Org.). Vamos Cuidar do Brasil - Conceitos e Práticas em Educação Ambiental na Escola. 1 ed. Brasília: MEC, 2007, v. , p. 219-228.
TIRIBA, Léa . Diálogos entre pedagogia e arquitetura. Revista Presença Pedagógica, p. 29 - 36, 05 set. 2008.
TIRIBA, Léa .Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
