CAN A CHILD'S HEART BEAT THE RHYTHM OF THE EARTH AT SCHOOL? FOR A PLANETARY CITIZENSHIP FROM CHILDHOOD EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p129-160

Keywords:

cidadania planetária, educação infantil, criança

Abstract

Apresenta um ensaio que aposta em uma concepção de infância e de Educação Infantil que coloca o “coração no ritmo da terra”, ao articular criança, conhecimento e natureza. Até pouco tempo as crianças não eram vistas como sujeitos participantes da sociedade, entretanto essa realidade mudou e cada vez mais estudiosos trazem para debates essas reflexões. Ao articularmos a escrita deste artigo com o que nos move percebemos a partir dos encontros com as crianças como é importante esse movimento, que é objeto de desejo para muitas delas que hoje vivem reclusas em apartamentos e casas sem contato com a “natureza: terra, árvores, areia” e como essa falta e movimento tocam em seus corações. A partir desses anseios objetivamos promover diálogo apoiados ao conceito de “cidadania planetária” de Edgar Morin e os pensamentos convergentes de autores como Ailton Krenak (2022), Léa Tiriba e Paulo Freire, sobre a importância das brincadeiras na natureza, a utilização dos espaços  não formais e objetos não estruturados como potência para  uma educação emancipadora e feliz para nossas crianças. Utilizaremos a pesquisa bibliográfica para discorrer sobre essas potências, promovendo reflexão sobre uma cidadania planetária como forma de transformação da realidade das nossas e futuras crianças a partir da educação. Destacamos nas obras dos autores aspectos relevantes como a  necessidade de construção de caminhos possíveis para a educação do futuro.  Como considerações, aponta a intersecção entre os autores, a preocupação com uma educação que não apenas transmite conhecimentos, distantes da realidade da criança, de seu meio social e ambiental. Comunicam-se na busca por um processo educativo imbricado na construção do ser humano em toda a sua complexidade.

Palavras-chaves: cidadania planetária; educação infantil; natureza; criança.

References

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Published

2024-01-29

How to Cite

ferreira wetler Pereira , elaine, Pereira Carvalho, bianca, & Ferreira Rodrigues Gomes, L. (2024). CAN A CHILD’S HEART BEAT THE RHYTHM OF THE EARTH AT SCHOOL? FOR A PLANETARY CITIZENSHIP FROM CHILDHOOD EDUCATION. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 129–160. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p129-160

Issue

Section

DOSSIÊ: A CIDADANIA PLANETÁRIA NA RELIGAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS: ESSÊNCIAS DECOLONIAIS

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