UM NOVO POSSÍVEL PELA VIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p184-207

Palavras-chave:

Educação popular, Escola pública, EJA, Professores, Formação continuada

Resumo

O presente artigo, recorte de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, busca refletir sobre a viabilidade de construção de uma escola pública, dentro dos princípios da Educação Popular, tendo como norte a formação continuada ofertada aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no espaço da própria escola onde atuam como docentes no município de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas oito entrevistas com professores e analisou documentos e demais informações, a partir de uma pesquisa-ação; buscou identificar, entre outras coisas, a compreensão dos entrevistados sobre Educação Popular na escola pública e a importância da formação continuada na EJA. Os docentes revelaram uma percepção teórico-empírica abrangente sobre a Educação Popular. E, quanto à formação, constatou-se que, primeiro, nenhum dos professores buscou curso de formação continuada voltado para EJA por iniciativa pessoal; segundo, relataram que durante a formação inicial o conteúdo da EJA foi trazido numa escala que variou entre o ‘nada-muito pouco-superficial-ineficaz’; e, terceiro, os professores das licenciaturas não articulavam teoria-prática, quando acontecia de tratarem da EJA e ou acerca da Educação Popular. A conclusão que se obteve foi que a Educação Popular está dentro da escola pública porque os sujeitos que lá estão com suas experiências, suas histórias, suas aprendizagens e suas práticas revelam que eles/elas também se sentem/se vêem como sujeitos populares, como foi possível constar juntos aos educadores participantes.

 

Biografia do Autor

Adriana Bastos Oliveira, Prefeitura Municipal de João Pessoa/Secretaria de Educação

Gestora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Damásio Barbosa da Franca.

Eduardo Jorge Lopes da Silva, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação/Departamento de Fundamentação da Educação

Departamento de Fundamentação da Educação. Ministra na graduação disciplinas na área de Fundamentos Sociohistóricos da Educação e Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos.

Na pós-graduação, ministra Tópicos Especiais em Educação para Formação de Professores de Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa em Educação e Teorias da Educação. 

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

Oliveira, A. B., & Silva, E. J. L. da. (2021). UM NOVO POSSÍVEL PELA VIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Debates Insubmissos, 4(13), 184–207. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p184-207

Edição

Seção

Dossiê Educação Popular e Saberes Tradicionais em diferentes territorialidades

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