PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DO SUS E O ESTÁGIO EM PSICOLOGIA NO NÚCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p300-327

Palavras-chave:

Pesquisa de Satisfação, Ensino em Psicologia, Qualidade e Segurança do Paciente

Resumo

Atualmente, as pesquisas de satisfação de usuários podem ser consideradas como uma das principais estratégias para a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos, proporcionando a estes maior autonomia na promoção de sua saúde. Definida sua obrigatoriedade nos Serviços Públicos pela Lei 13.460 de 26 de Junho de 2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, as Pesquisas de Satisfação, se realizadas e utilizadas corretamente podem servir como um instrumento de auxílio a Gestão no sentido de gerar melhorias a partir da escuta ativa dos usuários do SUS, promovendo sua autonomia e atendendo a legislações como a Política Nacional de Humanização. Para o presente trabalho foi realizado um relato de experiência com objetivo de entender de que forma a entrada da psicologia no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital de Ensino da Amazônia referência em Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria e o estágio supervisionado em Psicologia promoveram autonomia dos usuários do SUS por meio da realização das Pesquisas de Satisfação. Ao longo de 12 meses de pesquisa piloto obteve-se como resultado que a Pesquisa de Satisfação é um sucesso nos setores em que já foi implantada (todas as unidades de internação do hospital), obtendo resultados positivos quanto a média do índice de satisfação geral, que é de 92,42%, sendo que as áreas mais bem avaliadas são as áreas assistenciais, e os pontos apontados como necessidade de melhoria aspectos relacionados a estrutura física, como reformas nos banheiros e manutenção predial. Vale ressaltar que os resultados da pesquisa corroboraram a intenção da Alta Gestão de realizar obras no hospital a partir dos pontos destacados pelos sujeitos participantes da pesquisa. Quanto a inserção da psicologia e do estágio em psicologia no NQSP da FHCGV a Pesquisa de Satisfação é uma prova que o trabalho em equipe multidisciplinar pode favorecer a Cultura de Segurança e de Qualidade nas instituições hospitalares.

Biografia do Autor

Josie Pereira da Mota, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia - UEPA (2023), na linha de Pesquisa Gestão e Planejamento em Ensino na Amazônia, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2012), na linha de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas-NAEA-UFPa, Especialização em Gestão em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará (2009), Especialização em andamento - MBA Executivo em Gestão da Qualidade Hospitalar- FACUVALE e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2003), atualmente é Psicóloga efetiva na Secretaria Executiva de Saúde Pública do Estado do Pará (cedida a FHCGV) e na Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), atuando no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, na Ouvidoria da FHCGV e na Vice Coordenação do Comitê de Humanização da FHCGV. Tem experiência na área da Saúde Pública, Qualidade e Segurança em Saúde, Política Nacional de Humanização e Saúde Mental, com experiência como preceptora e orientadora do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará e Hospitais Associados. (Texto informado pelo autor)

Katiane da Costa Cunha, Universidade do Estado do Pará

Professora Adjunto I Pós Doutora da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (ESA). Coordenadora do Laboratório de Fisiologia e Saúde Baseada em Evidências- LABFISBE- UEPA. Líder do Grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ: Saúde e interdisciplinaridade na Amazônia- UEPA. Orientadora de Iniciação Científica pelo PIBIC- CNPQ e PIBIC- UEPA. Atua principalmente nas áreas: fisiologia humana e médica, neonatologia, saúde mental docente e discente, ensino em saúde, epidemiologia, medicina baseada em evidências. Docente vinculada ao Curso de Medicina na Tutoria- Método PBL. Também docente das seguintes especializações: Fisioterapia em terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Curso de especialização em neonatologia para médicos. Experiência em fisioterapia em terapia intensiva pediátrica e adulto e terapia intensiva neonatal. h-index 10 (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

da Mota, J. P., & da Costa Cunha, K. (2024). PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DO SUS E O ESTÁGIO EM PSICOLOGIA NO NÚCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 300–327. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p300-327

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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