O ensino e a aprendizagem de gráficos e tabelas na educação básica a partir de uma revisão sistemática de literatura (2009-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252783

Palavras-chave:

tabelas, gráficos, educação básica, revisão sistemática de literatura

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o modo pelo qual a literatura brasileira em Educação Estatística apresenta o ensino tabelas e gráficos na/para Educação Básica. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que usa o método da revisão sistemática de literatura. Esta revisão emergiu a partir da busca de produções científicas coletadas em periódicos reconhecidos e encarregados de divulgar trabalhos relevantes na área de Educação Matemática no período de 2009 a 2019, na intenção de recolher um quantitativo maior de arquivos. A busca pelos artigos foi realizada através da palavra-chave: estatística, obtendo 360 trabalhos. Desses, apenas 24 deles possuem discussões significativas sobre o conteúdo de gráficos e tabelas voltadas para o ensino, seja do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou na Formação de Professores. Portanto, como resultado evidenciou-se a necessidade de novas discussões no âmbito da investigação de gráficos e tabelas voltadas para o ensino básico, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem em relação a essa temática.

Biografia do Autor

Jéssica de França Dourado Cruz, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Paulista (2016) e Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT - pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (2020).

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduado em Licenciatura em Matemática pela UEFS. Professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. É líder do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), certificado pelo CNPq junto à UFOB.

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2022-08-24

Como Citar

Cruz, J. de F. D., & Ferreira, J. L. (2022). O ensino e a aprendizagem de gráficos e tabelas na educação básica a partir de uma revisão sistemática de literatura (2009-2019). Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 13(2), 29–59. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252783

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ARTIGOS