O ensino e a aprendizagem de gráficos e tabelas na educação básica a partir de uma revisão sistemática de literatura (2009-2019)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.252783Palavras-chave:
tabelas, gráficos, educação básica, revisão sistemática de literaturaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o modo pelo qual a literatura brasileira em Educação Estatística apresenta o ensino tabelas e gráficos na/para Educação Básica. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa bibliográfica que usa o método da revisão sistemática de literatura. Esta revisão emergiu a partir da busca de produções científicas coletadas em periódicos reconhecidos e encarregados de divulgar trabalhos relevantes na área de Educação Matemática no período de 2009 a 2019, na intenção de recolher um quantitativo maior de arquivos. A busca pelos artigos foi realizada através da palavra-chave: estatística, obtendo 360 trabalhos. Desses, apenas 24 deles possuem discussões significativas sobre o conteúdo de gráficos e tabelas voltadas para o ensino, seja do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou na Formação de Professores. Portanto, como resultado evidenciou-se a necessidade de novas discussões no âmbito da investigação de gráficos e tabelas voltadas para o ensino básico, contribuindo assim, para o processo de ensino e aprendizagem em relação a essa temática.
Referências
ABIB, G. A qualidade da informação para a tomada de decisão sob a perspectiva do sensemaking: uma ampliação do campo. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39 n. 3, p.73-82, set./dez., 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a06.pdf>. Acesso em: 29 fev. 2020.
ALVARENGA, N. T. S.; NOBRE, I. A. dos S.; PAIVA, M. A. V. Objetos de aprendizagem na educação estatística: uma revisão sistemática. EM TEIA, v. 7, n. 1, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3881>. Acesso em 10 mai. 2020.
AMORIM, N. D. de; SILVA, R. de L.. Apresentação e utilização de tabelas em livros didáticos de matemática do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, n. 1, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3893>. Acesso em: 29, outubro 2019.
BARBERINO, M. R. B.; MAGALHÃES, M. N.. Aprendizagem de estatística por meio de projetos no Ensino Médio da escola pública. Educação Matemática Pesquisa. v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/31481>. Acesso em: 09, dezembro 2019.
BORBA, R. E. de S.; SOUZA, L. de O.; CARVALHO, J. I. F. de. Desafios do ensino na educação básica de combinatória, estatística e probabilidade. EM TEIA, v. 9, n. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/231908>. Acesso em: 25 abr. 2020.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S.. Investigação Qualitativa em Educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base: Ensino Médio. Brasília: MEC. 2018.
BUEHRING, R. S.; GRANDO, R. C.. Pesquisas brasileiras em educação estatística na infância: suas contribuições para o campo de investigação e para a prática. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, p.1-15, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62836/40950>. Acesso em: 13 mai. 2020.
CALVO, M. C. M. Estatística descritiva. Florianópolis: UFSC, 2004.
CALLINGHAM, R.; WATSON, J.. Measuring statistical literacy. Journal of Applied Measurement, n. 29, 19-47. 2005. Disponível em: <http://europepmc.org/article/MED/15701942>. Acesso em: 18 jun. 2020.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R.. Educação estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
CARVALHO, L. M. T. L. de; CAMPOS, T. M. de M.; MONTEIRO, C. E. F.. Aspectos visuais e conceituais nas interpretações de gráficos de linhas por Estudantes. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 679-700, dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5288>. Acesso em: 08 jun. 2020.
CAVALCANTI, M. R. G.; NATRIELLI, K. R.; GUIMARÃES, G. L.. Gráficos na mídia impressa. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 733 – 751, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4038>. Acesso em: 28 abr. 2020.
CAVALCANTI, M. R. G.; GUIMARÃES, G. L.. Conhecimento matemático para o ensino de escala apresentada em gráficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 14, p.1-19, 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62664>. Acesso em: 27 abr. 2020.
CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. (Org.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010. (Alfabetização Matemática, Estatística e Científica).
CAZORLA, I. M.; MAGINA, S.; GITIRANA, V.; GUIMARÃES, G.. Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2017.
COELHO, M. A. V. M. P.. Grupos colaborativos na formação de professores: uma revisão sistemática de trabalhos brasileiros. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 2, p. 345-361, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647600>. Acesso em 21 mai. 2020.
CONCEIÇÃO, R D da; SÁ, L. C. e; CHIABAI, Í.; GIRALDO, V. A.. Tratamento da informação no nono ano do ensino fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito de cream cracker. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, p. 1-17, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62872/40945>. Acesso em: 30 mai. 2020.
COUTINHO, C. de Q. e S.; ALMOULOUD, S.; SILVA, M. J. F. da. O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do Geogebra: um estudo com professores de matemática. REVEMAT, Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 246-265, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p246>. Acesso em: 09 jun. 2020.
COUTINHO, C. de Q. e S.; SANTOS, A. A. dos; GIORDANO, C. C.. Educação Estatística, cidadania e livros didáticos: o papel do letramento estatístico. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 1-15, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e58951>. Acesso em: 30 jan. 2020.
COSTA, L. de M. da. Leitura interpretação e construção de tabelas e gráficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. SBM. 2º Simpósio de Formação de Professor, 2018. Disponível em: <https://www.sbm.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Leitura-interpretacao-e-construcao-de-tabelas-e-graficos.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
CUNHA, E.. Estatística descritiva, na psicologia e na educação. Petrópolis, Vozes, 2 ed. Petrópolis, 1975.
CURCIO, F.. Comprehension of mathematical relationship expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, n. 5, p. 382-393, 1987. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/749086?seq=1>. Acesso em 20 dez. 2019.
DIAS, C. de F. B.; PEREIRA, C. S; SANTOS JUNIOR, G. dos. Ensinar estatística: uma revisão sistemática sobre a formação do professor. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, p. 1-20, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62746/40948>. Acesso em: 25 mai. 2020.
DINIZ, L. do N.. Leitura, construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. 2016. 273 f. Tese (Doutoramento) – Ciências da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2016.
ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. de C. T.; Educação estatística e a formação de professores de matemática: cenário de pesquisas brasileiras. Zetetiké, v. 22, n. 42, 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646569>. Acesso em: 09 jun. 2020.
ESTEVAM, E. J. G.; FÜRKOTTER, M.. (Res)Significando gráficos estatísticos no Ensino Fundamental com o software SuperLogo 3.0. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 578-597, 2010. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/4287>. Acesso em: 09 de jun. 2020.
EVANGELISTA, B.. GUIMARÃES, G.. Como os alunos do 5º ano compreendem o conceito de escala em gráfico? EM TEIA, v. 6, n. 1, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2260>. Acesso em: 20 dez. 2019.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.. Manual de Análise de dados. Estatística e modelagem multivariada com Excel, SPSS e Stata. Rio de Janeiro, GEN LTC Editora, 2017.
FERNANDES, J. A.; CARVALHO, C. F. de; RIBEIRO, S. A. L.. Caracterização e implementação de tarefas de Estatística: um exemplo no 7º ano de escolaridade. Zetetike, v. 15, n. 2, p. 27-62, 2007. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647025>. Acesso em: 28 mai. 2020.
FERNANDES, J. A.; MORAIS, P. C.. Leitura e Interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 95-115, 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5282>. Acesso em: 18 mai. 2020.
FERNANDES, R. J. G.; SANTOS JUNIOR, G. dos. Ensino de estatística e de probabilidade para os anos iniciais de escolarização: uma proposta para trabalhar resolução de problemas em contextos de jogos. BoEM, Joinville, v. 5. n. 9, p. 62-80, ago./dez. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9548>. Acesso em: 26 abr. 2020.
FIORENTINI, D; LORENZATO, S.. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.
FONSECA, J. S.; M., Gilberto de Andrade. Curso de estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
FREIRE, J. L. R.. Introdução à inferência estatística. Instituto de Matemática Pura e Aplicada. 2017. Disponível em: <https://impa.br/wp-content/uploads/2018/02/TCC_2017_Jo%C3%A3o-Luis-Rodrigues-Freire.pdf>. Acesso em 23, abril, 2020.
FRIEL, S.; CURCIO, F.; BRIGHT, G.. Making sense of graphs: critical factors influencing comprehension and instructional implications. Journal for Research in mathematics Education. v. 32, n. 2, p. 124-158, 2001. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/749671?origin=JSTOR-pdf&seq=1>. Acesso em: 18 mai. 2020.
GUIMARÃES, G. L.; FERREIRA, V. G. G.; ROAZZI, A.. Interpretando e construindo gráficos. In Anais da 24ª Reunião Anual da ANPED – GT Educação Matemática. Caxambu, 2001. Disponível em:<http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/interpretando.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
GUIMARÃES, G. L.. Interpretando e construindo gráficos de barras. 2002. Tese (Doutorado). – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
GRYMUZA, A. M. G.; RÊGO, R. G. do. O ensino de gráficos e tabelas na perspectiva da teoria da atividade. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, n. 1, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/3880>. Acesso em: 29, out. 2019.
LEMOS, M. P. F. de. O Desenvolvimento profissional de professores do Ensino Fundamental em um processo de formação para o ensino e a aprendizagem das medidas de tendência central. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n. 3, 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/7746>. Acesso em 09 jun. 2020.
LEVIN. J.. Estatística aplicada a ciências humanas. 2. ed. São Paulo: Harbra, 1987.
LIRA, O. C. T.; MONTEIRO, C. E.. Interpretação de dados a partir da utilização de ferramentas do software tinkerPlots. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 765-788, dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5293>. Acesso em: 08 jun. 2020.
LOPES, C. A. E.. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 139 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.
LOPES, C. A. E.. Literacia estatística e o INAF 2002. In: FONSECA, M. C. F. R. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. p. 187-197.
LOPES, C. A. E... Educação estatística no curso de licenciatura em matemática. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901-915, dez. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8285>. Acesso em: 08 jun. 2020.
LOPES, A. R. L. V.; PAIVA, M. A. V.. PEREIRA, P. S.; POZEBON, S.; CEDRO, W. L.. Estágio curricular supervisionado nas licenciaturas em matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetiké, Campinas, v. 25, p. 75-93, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647637>. Acesso em 25 mai. 2020.
MENDONÇA, L. de O.; LOPES, C. E.. Modelagem matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio. Bolema, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 701-724, dez. 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5290>. Acesso em: 08 jun. 2020.
MÜLLER, D. Â.; NUNES, L. N.. Ensino de estatística no ensino médio noturno pela prática de uma pesquisa de campo. Educação Matemática Pesquisa. v, 18 n. 3, 2016. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/31482>. Acesso em: 09, dezembro 2019.
NACARATO, A. M.. A Formação Matemática das Professoras das Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 905-930, 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298>. Acesso em: 08 jun. 2020.
NUNES, C. da S.; BAYER, A.. Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) no contexto do ensino de estatística. Educação Matemática em Revista, n. 16, v. 1, p. 58-69, 2015. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1524>. Acesso em: 09 jun. 2020.
ODY, M. C.; VIALI, L.. Uma avaliação da literacia estatística e probabilística no ensino médio. Educação Matemática Pesquisa. v. 18, n. 2, 2016. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/24407>.Acesso em: 29, outubro 2019.
OLIVEIRA, D. de; LOPES, C. E.. A prática docente em estocástica, revelada por professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, p. 909-925, 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/17753>. Acesso em: 09 jun. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. et al. O estudo de gráficos estatísticos e a abordagem por meio de projeto no ensino fundamental: o natal na escola. Educação Matemática em Revista-RS, n. 20, v. 2, p. 147, 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. ANJOS, R. de C. dos. A resolução de problemas no ensino de estocástica no Ensino Médio. BoEM, Joinville, v. 5, n. 8, p. 72-92, jan./jul. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9274>. Acesso em: 25 mai. 2020.
PAMPLONA, A. S.. A formação estatística e pedagógica do professor de Matemática. Zetetiké, v. 20, n. 37, 2012. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646637>. Acesso em: 09 jun. 2020.
PEREIRA, L. B. C.; SANTOS JUNIOR, G. dos. Ensino de estatística na escola do campo: contribuições do ensino por meio da realidade de educandos de um 6º ano do Ensino Fundamental. EM TEIA, v. 5, n. 1, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2213>. Acesso em: 09 jun. 2020.
PEREIRA, M. G.. GALVÃO, T. F.. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Portal de Periódicos eletrônicos. v. 23, n. 1, 2014. Disponível em: <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018>. Acesso em: 15 mai. 2020.
PONTE, J. P. da.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SAMÁ, S.. Caminhos trilhados pelo GT12 nas pesquisas em educação estatística no Brasil, no período de 2016 a 2018. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, p. 1-18, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62755>. Acesso em: 20 mai. 2020.
SANTOS, R. M. dos. Balanço das pesquisas sobre formação/prática de professores que ensinam estatística, probabilidade e combinatória. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 204-219, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647576>. Acesso em: 19 mai. 2020.
SCARLASSARI, N. T.; LOPES, C. E.. Mapeamento dos trabalhos publicados nas seis primeiras edições do SIPEM pelo grupo de trabalho em educação estatística (GT12) da SBEM. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, p. 1-17, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62799/40955>
SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M.. Mapeamento das pesquisas sobre educação estatística na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações: um olhar para a formação do professor de matemática. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, p. 1-17, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62799/40955>. Acesso em 21 mai. 2020.
SMITH, G.. Learning Statistics by doing Statistics. Journal of Statistics Education, v, 6, n. 3, 1998. Disponível em:<http://www.amstat.org/publications/jse/v6n3/smith.html>. Acesso em: 25 abr. 2020.
SILVA, C. B. da; CAZORLA, I. M.. KATAOKA, V. Y.. Trajetoria e perspectivas da educação estatística no brasil, 2010-2014: um olhar a partir do GT-12. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 578-596, 2015. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/25672>. Acesso em: 25 abr. 2020.
SILVA, J. F.; CURI, E.; SCHIMIGUEL, J.. Um cenário sobre a pesquisa em educação estatística no boletim de educação matemática – BOLEMA, de 2006 até 2015. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 679-698, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000200679&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 06 jun. 2020.
SILVA, E. W. F. da; SOUZA, E. G.. Educação estatística no contexto da formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: mobilização dos saberes de conteúdo estatístico. REVEMAT, Florianópolis, v. 14, p.1-21, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2019.e62868/40952>. Acesso em: 26, dez. 2019.
SOARES, F. dos S.; BORGES, J. M. M.. Atividades com gráficos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 22, n. 53, p. 109-119, 2017. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/588>. Acesso em: 25 mai. 2020.
TAJRA, S. F.. Internet na educação/o professor na Era Digital. São Paulo: Érica, 2002.
TOLEDO, G. L.; OVALLE, I. I.. Estatística Básica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1985.
VARGAS, G. G. B. de; BISOGNIN, E.. Construindo conceitos de estatística por meio da metodologia de resolução de problemas. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, n. 15, p. 72-84, 2014. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1563>. Acesso em: 09 jun. 2020.
VIEIRA, S.. Estatística básica. São Paulo: Cengage Learning, 2013
WALLMAN, K. Enhancing statistical literacy: enriching our society. Journal of the American Statistical Association, v. 88, n. 421, p. 1-8, 1993. Disponível em: <https://amstat.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01621459.1993.10594283#.XtaJ2DpKhsc>. Acesso em: 26 mai. 2020.
WICHNOSKI¸ P.; KLÜBER, T. E.. A (re)formulação de tarefas de investigação matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 13, p 59-57. 2018.Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n1p59/37859>. Acesso em: 28 abril 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.