Experiências pedagógicas a partir da cultura: o caso de porto nacional (Tocantins, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.253833Palavras-chave:
cultura popular, cultura regional, oficina pedagógicaResumo
O presente artigo propõe-se levantar uma discussão teórica sobre a cultura no município de Porto Nacional (Tocantins, Brasil), a partir da análise de um estudo de caso: uma oficina pedagógica na Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, com os alunos da turma do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Segurança do Trabalho. A discussão teórica baseia em uma revisão bibliográfica, com autores que abordam sobre a cultura, tanto a regional quanto a local, bem como suas definições e significados. Além da oficina pedagógica, o estudo se utilizou de questionários aplicados entre gestores, professores, alunos e artistas representantes da cultura regional. Na prática, foi possível verificar que a cultura local ainda não é abordada pelas escolas de maior ênfase na região. Entretanto, constatou-se que a cultura regional continua resistindo no tempo e no espaço.
Referências
ABREU, Martha. Cultura popular: um conceito e várias histórias. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 83-102.
BARBOSA, Letícia Maria. Topofilia, memória e identidade na vila do IAPI em Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p.
CAETANO, Jessica Nene; BEZZI, Meri Lourdes. Reflexões na Geografia Cultural: A Materialidade e a Imaterialidade da Cultura. Soc.& nat., Uberlândia, ano 23, n. 3, p. 453-466, dez. 2011.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/ do Mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CARSALADE, Flávio de Lemos. Desenho contextual: uma abordagem fenomenológica existencial ao problema da intervenção e restauro em lugares especiais feitos pelo homem. Tese (Doutorado em Concentração, Conservação e Restauro) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
CHRISTOFOLETTI, Antônio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982
CLAVAL, Paul Charles Christophe. Geografia Cultural: Um Balanço. Revista Geografia, Londrina, v. 20, n. 3, p. 05-24, set. /dez. 2011.
CORRÊA, Roberto Lobato. Sobre a Geografia Cultural. Instituto histórico e Geográfico do Rio Grande do sul, 2009. Disponível em: http://ihgrgs.org.br/artigos/contibuicoes/Roberto%20Lobato%20Corr%C3%AAa%20-%20Sobre%20a%20Geografia%20Cultural.pdf . Acesso em 10 mar. 2022.
FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere, v.1: Introdução ao estudo da filosofia; A filosofia de Benedetto Croce. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2009
LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. 11ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997.
OLIVEIRA, Sebastião de Souza. Porto Nacional-TO: de Porto Real a espaço periférico de Palmas-TO. Dissertação (Mestrado em Geografia Urbana – Instituto de Estudos Sócio Ambientais da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
OLIVEIRA, Sofia Araújo de. Cultura popular e o maracatu Rural: trilhando o caminho do espetáculo. CULTUR, ano 5, n. 1/Especial, p. 51-70, jan., 2011.
PEREIRA, Marielle Rodrigues. O Real, o Apresentado e o Referenciado: um estudo no centro de Porto Nacional. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2014.
PIMENTEL, Graça; CARNEIRO, Liliane Bernardes; GUERRA, Jacinto. Oficinas Culturais. 4ª ed. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2013.
PORTO, Marconio Ferreira. Processo do Patrimônio no Tocantins. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006.
SILVEIRA, Zuleide S. Conceito de cultura e concepção materialista da história: um debate sobre os estudos culturais. Revista História & Lutas de Classe. Marechal Rondon: PR, nº18, setembro, p. 11-16, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberto de Souza Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.