Experiências pedagógicas a partir da cultura: o caso de porto nacional (Tocantins, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.253833

Palavras-chave:

cultura popular, cultura regional, oficina pedagógica

Resumo

O presente artigo propõe-se levantar uma discussão teórica sobre a cultura no município de Porto Nacional (Tocantins, Brasil), a partir da análise de um estudo de caso: uma oficina pedagógica na Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, com os alunos da turma do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Segurança do Trabalho. A discussão teórica baseia em uma revisão bibliográfica, com autores que abordam sobre a cultura, tanto a regional quanto a local, bem como suas definições e significados. Além da oficina pedagógica, o estudo se utilizou de questionários aplicados entre gestores, professores, alunos e artistas representantes da cultura regional. Na prática, foi possível verificar que a cultura local ainda não é abordada pelas escolas de maior ênfase na região. Entretanto, constatou-se que a cultura regional continua resistindo no tempo e no espaço.

Biografia do Autor

Roberto de Souza Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor efetivo do curso de Geografia e professor de pós-graduação no Campus Universitário de Porto Nacional-TO/UFT e Pós-doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais – UFG

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Santos, R. de S. (2023). Experiências pedagógicas a partir da cultura: o caso de porto nacional (Tocantins, Brasil). Revista Ensino De Geografia (Recife), 6(1), 1–24. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.253833