Experiências pedagógicas a partir da cultura: o caso de porto nacional (Tocantins, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2023.253833Parole chiave:
cultura popular, cultura regional, oficina pedagógicaAbstract
O presente artigo propõe-se levantar uma discussão teórica sobre a cultura no município de Porto Nacional (Tocantins, Brasil), a partir da análise de um estudo de caso: uma oficina pedagógica na Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, com os alunos da turma do 2º ano do Ensino Médio Técnico em Segurança do Trabalho. A discussão teórica baseia em uma revisão bibliográfica, com autores que abordam sobre a cultura, tanto a regional quanto a local, bem como suas definições e significados. Além da oficina pedagógica, o estudo se utilizou de questionários aplicados entre gestores, professores, alunos e artistas representantes da cultura regional. Na prática, foi possível verificar que a cultura local ainda não é abordada pelas escolas de maior ênfase na região. Entretanto, constatou-se que a cultura regional continua resistindo no tempo e no espaço.
Riferimenti bibliografici
ABREU, Martha. Cultura popular: um conceito e várias histórias. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 83-102.
BARBOSA, Letícia Maria. Topofilia, memória e identidade na vila do IAPI em Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p.
CAETANO, Jessica Nene; BEZZI, Meri Lourdes. Reflexões na Geografia Cultural: A Materialidade e a Imaterialidade da Cultura. Soc.& nat., Uberlândia, ano 23, n. 3, p. 453-466, dez. 2011.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/ do Mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.
CARSALADE, Flávio de Lemos. Desenho contextual: uma abordagem fenomenológica existencial ao problema da intervenção e restauro em lugares especiais feitos pelo homem. Tese (Doutorado em Concentração, Conservação e Restauro) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
CHRISTOFOLETTI, Antônio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982
CLAVAL, Paul Charles Christophe. Geografia Cultural: Um Balanço. Revista Geografia, Londrina, v. 20, n. 3, p. 05-24, set. /dez. 2011.
CORRÊA, Roberto Lobato. Sobre a Geografia Cultural. Instituto histórico e Geográfico do Rio Grande do sul, 2009. Disponível em: http://ihgrgs.org.br/artigos/contibuicoes/Roberto%20Lobato%20Corr%C3%AAa%20-%20Sobre%20a%20Geografia%20Cultural.pdf . Acesso em 10 mar. 2022.
FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere, v.1: Introdução ao estudo da filosofia; A filosofia de Benedetto Croce. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2009
LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropológico. 11ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997.
OLIVEIRA, Sebastião de Souza. Porto Nacional-TO: de Porto Real a espaço periférico de Palmas-TO. Dissertação (Mestrado em Geografia Urbana – Instituto de Estudos Sócio Ambientais da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
OLIVEIRA, Sofia Araújo de. Cultura popular e o maracatu Rural: trilhando o caminho do espetáculo. CULTUR, ano 5, n. 1/Especial, p. 51-70, jan., 2011.
PEREIRA, Marielle Rodrigues. O Real, o Apresentado e o Referenciado: um estudo no centro de Porto Nacional. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, 2014.
PIMENTEL, Graça; CARNEIRO, Liliane Bernardes; GUERRA, Jacinto. Oficinas Culturais. 4ª ed. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2013.
PORTO, Marconio Ferreira. Processo do Patrimônio no Tocantins. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006.
SILVEIRA, Zuleide S. Conceito de cultura e concepção materialista da história: um debate sobre os estudos culturais. Revista História & Lutas de Classe. Marechal Rondon: PR, nº18, setembro, p. 11-16, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Roberto de Souza Santos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.