Jogo como recurso didático no estudo da paisagem: uma experiência implementada na escola de ensino fundamental Paquetá, Brusque/SC
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264233Palavras-chave:
ensino de geografia, paisagem, jogo didáticoResumo
A reflexão sobre o ensino de Geografia destaca a importância do uso de diferentes recursos didáticos, como jogos, que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Questionamos e investigamos como um jogo pode ajudar a ensinar o conceito de paisagem, presente no cotidiano dos alunos e capaz de despertar interesse pela realidade local. Este estudo investigou o impacto do jogo como ferramenta metodológica no ensino do conceito de paisagem para alunos do sexto ano, tendo como recorte espacial a cidade de Brusque-SC. Como objetivos específicos, traçamos: refletir sobre a integração do jogo no ensino de Geografia; desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a paisagem urbana local; aplicar o jogo na Escola de Ensino Fundamental Paquetá; estimular a investigação através do jogo; e analisar a eficácia do jogo na aprendizagem do conceito de paisagem. Para atender aos objetivos da pesquisa, o estudo produziu o produto educacional jogo, "Decifrando a Paisagem". Utilizou-se a pesquisa-ação como caminho metodológico de pesquisa para promover interação colaborativa entre pesquisador e alunos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos. A coleta de dados envolveu 105 estudantes que responderam a questionários semiabertos e foram observados durante as partidas. As informações foram analisadas com base em análise de conteúdo e referências bibliográficas. Os resultados mostraram que o jogo estimulou a participação ativa dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais importantes para a convivência social.
Referências
BATISTA, Bruno Nunes. Como dar uma aula de geografia?. Geografia Ensino & Pesquisa, [S. l.], v. 23, p. e33, 2020. DOI: 10.5902/2236499434855. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/34855. Acesso em: 28 ago. 2023.
BESSE, Jean-Marc. Ver a terra, seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a geografia? Muda o ensino? Terra Livre, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 133–152, 2001.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas Cad. vol. 25, n. 66, 2005, p. 227-247. Disponível em https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 abr. 2022.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 2005.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16.ed. Campinas, SP: Papirus, 2010a.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. 3.ed. Campinas, SP: Papirus, 2010b.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuições de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. p. 66-77.
CLAVAL, Paul. A paisagem dos geógrafos. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Geografia cultural: uma antologia. v. 1, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 245-276.
COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Geografia cultural: uma antologia. v. 1, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 119-237.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 483–502, set. 2005.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2008.
KLIMEK, Rafael Luís Cecato. Como aprender Geografia com o uso de jogos e situações problema. In: PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2022. p. 117 – 123.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8.ed. Cortez, 1999.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa social. In. MINAYO, M.C.S. et al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21.ed: Petrópolis - Rio de Janeiro, Vozes, 2002.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, ano 22. P. 7-37, 1999.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
NETO LUZ, Daniel Rodrigues Silva. O desenvolvimento do raciocínio geográfico na
Mediação pedagógica do professor de geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 14., Campinas, Universidade Estadual de Campinas, p. 1541-1552.
PANIZZA, Andrea de Castro. Paisagem. São Paulo: Melhoramentos, 2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 1996.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.
SAUER, Carl Ortwin. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Geografia cultural: uma antologia. v. 1, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 181-217.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA-PIRES, Felipe do Espírito Santo; TRAJANO, Valéria da Silva e ARAUJO-JORGE, Tania Cremonini de. A Teoria da Aprendizagem Significativa e o jogo. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, E-21088. Epub 12-Ago-2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102- 77352020000300018&lng =pt&nrm=iso. Acesso em: 04 fev. 2023.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
VERRI, Juliana. Bertolino; ENDLICH, Ângela Maria. A utilização de jogos aplicados no ensino de geografia. In: Revista Percurso – NEMO. Maringá, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2009. Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/8396. Acesso em: 06 nov. 2022.
VESENTINI, José William. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Leonir Mantovani, Cloves Alexandre de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.