Jogo como recurso didático no estudo da paisagem: uma experiência implementada na escola de ensino fundamental Paquetá, Brusque/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264233

Palavras-chave:

ensino de geografia, paisagem, jogo didático

Resumo

A reflexão sobre o ensino de Geografia destaca a importância do uso de diferentes recursos didáticos, como jogos, que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Questionamos e investigamos como um jogo pode ajudar a ensinar o conceito de paisagem, presente no cotidiano dos alunos e capaz de despertar interesse pela realidade local. Este estudo investigou o impacto do jogo como ferramenta metodológica no ensino do conceito de paisagem para alunos do sexto ano, tendo como recorte espacial a cidade de Brusque-SC. Como objetivos específicos, traçamos: refletir sobre a integração do jogo no ensino de Geografia; desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a paisagem urbana local; aplicar o jogo na Escola de Ensino Fundamental Paquetá; estimular a investigação através do jogo; e analisar a eficácia do jogo na aprendizagem do conceito de paisagem. Para atender aos objetivos da pesquisa, o estudo produziu o produto educacional jogo, "Decifrando a Paisagem". Utilizou-se a pesquisa-ação como caminho metodológico de pesquisa para promover interação colaborativa entre pesquisador e alunos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos. A coleta de dados envolveu 105 estudantes que responderam a questionários semiabertos e foram observados durante as partidas. As informações foram analisadas com base em análise de conteúdo e referências bibliográficas. Os resultados mostraram que o jogo estimulou a participação ativa dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais importantes para a convivência social.

Biografia do Autor

João Leonir Mantovani, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). Licenciado em Geografia pela Universidade do  Vale  do  Itajaí  (UNIVALI),  bacharel  em  Geografia  pela Universidade  da  Região de  Joinville  (UNIVILLE),  especialista  em  Administração,  Supervisão  e  Orientação Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci(UNIASSELVI). Professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e da Rede Municipal de Ensino de Brusque/SC

Cloves Alexandre de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense

Doutor em Geografia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense/Campus Blumenau. Atua no Ensino Médio Integrado, no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO) e no Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT)

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Mantovani, J. L., & Castro, C. A. de. (2025). Jogo como recurso didático no estudo da paisagem: uma experiência implementada na escola de ensino fundamental Paquetá, Brusque/SC. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(3), 25–43. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264233