Jogo como recurso didático no estudo da paisagem: uma experiência implementada na escola de ensino fundamental Paquetá, Brusque/SC
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264233Mots-clés :
ensino de geografia, paisagem, jogo didáticoRésumé
A reflexão sobre o ensino de Geografia destaca a importância do uso de diferentes recursos didáticos, como jogos, que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Questionamos e investigamos como um jogo pode ajudar a ensinar o conceito de paisagem, presente no cotidiano dos alunos e capaz de despertar interesse pela realidade local. Este estudo investigou o impacto do jogo como ferramenta metodológica no ensino do conceito de paisagem para alunos do sexto ano, tendo como recorte espacial a cidade de Brusque-SC. Como objetivos específicos, traçamos: refletir sobre a integração do jogo no ensino de Geografia; desenvolver um jogo de tabuleiro sobre a paisagem urbana local; aplicar o jogo na Escola de Ensino Fundamental Paquetá; estimular a investigação através do jogo; e analisar a eficácia do jogo na aprendizagem do conceito de paisagem. Para atender aos objetivos da pesquisa, o estudo produziu o produto educacional jogo, "Decifrando a Paisagem". Utilizou-se a pesquisa-ação como caminho metodológico de pesquisa para promover interação colaborativa entre pesquisador e alunos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, complementada por dados quantitativos. A coleta de dados envolveu 105 estudantes que responderam a questionários semiabertos e foram observados durante as partidas. As informações foram analisadas com base em análise de conteúdo e referências bibliográficas. Os resultados mostraram que o jogo estimulou a participação ativa dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais importantes para a convivência social.
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