Nota Introdutória Acerca do Avanço Mercadológico nos Debates das Reformas Educacionais: o caso do Novo Ensino Médio/NEM

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DOI :

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2025.265886

Mots-clés :

Neoliberalismo, Estado, Educação, Reformas Educacionais, Ensino Médio

Résumé

A educação brasileira vem abrindo espaço para inserção de práticas neoliberais em sua organização, visível mais fortemente desde fins do século passado com o processo de redemocratização no país e a expansão do mercado através da globalização. As políticas públicas educacionais têm sofrido influências de organismos internacionais, com objetivos de atenderem demandas mercadológicas, onde a educação se apresenta como núcleo central de realização desse plano, visto por exemplo nos programas e em materiais escolares. São os momentos e contextos históricos que dão direcionamentos as políticas públicas que devem ou não serem aprovadas e implementadas, veja-se o Brasil a partir de 1990, com governos aparelhando-se aos ideais capitalistas. Assim, objetivou-se tecer apontamentos do avanço mercadológico na educação brasileira, centrando numa análise das reformas educacionais voltadas ao ensino médio. Para tanto, buscou-se discutir, com base em autores(as) e documentos oficiais, alguns conceitos como: globalização, mercado, Estado, reformas educacionais e ensino médio. A prática neoliberal em suas organizações e aplicações, instiga desigualdades e limitações sociais, com o ensino público abarcando práticas do mercado nas atividades educativas, minimizando o papel e as responsabilidades do Estado. Então, pensando as reformas mais recentes, pode-se citar o Novo Ensino Médio/NEM (Lei nº 13.415/2017). Diante disto, vê-se que os interesses do capital na produção de mão de obra para o mercado de trabalho é bastante visível. Por isso, discussões em torno da reforma do ensino médio é algo a ser feito com cuidado, proporcionando debates para pensar políticas públicas consistentes e condizentes com a diversidade da realidade brasileira.

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Carlos Eduardo Amancio dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

Graduando em licenciatura plena em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Câmpus Universitário de Juara. Atuou como monitor voluntário na disciplina de Filosofia da Educação II (02/2023 à 07/2023). Desenvolve pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso/TCC na linha de pesquisa Educação, Controle Social, Participação Social em Espaços Públicos, Estado, Poder e Violência.

Paul Clívilan Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL, Campus I/Arapiraca (2011). Mestre e Doutor em Ciências (Geografia Humana) pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana/PPGH da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/FFLCH da Universidade de São Paulo/USP. Foi bolsista de mestrado e doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior/BEPE na Universidade de Lisboa/UL (Mestrado) e BEPE/Doutorado na Universidade de Valladolid/UVa, Espanha. Atualmente é Professor da Educação Superior (A1 - Adjunto) do Curso de Pedagogia (Campus Universitário de Juara) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT e Professor Formador I do Curso de Geografia Licenciatura da UNEMAT pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil/UaB. Integra o Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental/LABOPLAN/USP; o Laboratório de Geografia Econômica e Planejamento Territorial/LAGEP/UNEAL - Campus V-União dos Palmares; o Grupo Josué de Castro de Pesquisas Territoriais/GJC da Universidade Federal de Alagoas/UFAL, Campus A. C. Simões, Maceió; o Grupo de Estudos e Pesquisa Fronteiras: História, Educação, Trabalho, Patrimônio e Memória da UNEMAT, Campus Universitário de Juara; e o Grupo de Pesquisa em Planejamento Territorial, Técnica e Desigualdade Socioespacial/GEOPLAT do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Membro da Associação dos Geógrafos Brasileiro/AGB, seção São Paulo.

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Publié-e

2025-05-05

Comment citer

Santos, C. E. A. dos, & Paul Clívilan Santos. (2025). Nota Introdutória Acerca do Avanço Mercadológico nos Debates das Reformas Educacionais: o caso do Novo Ensino Médio/NEM. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 6(1), 95–114. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2025.265886

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