O Estado da Arte sobre a Educação Escolar Indígena no estado de Alagoas: premissas para uma pesquisa sobre políticas públicas educacionais
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.260837Mots-clés :
educação, povos indígenas, políticas públicasRésumé
A proposta de trabalho aqui apresentada, refere-se a um dos desdobramentos analíticos do projeto de pesquisa intitulado “Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial: Povos Indígenas e Quilombolas em Alagoas”, que, desde 2022, recebe o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. O mapeamento das produções bibliográficas acerca da Educação Indígena e a Educação Escolar Indígena em Alagoas reúne materiais com temáticas provenientes de buscas em sítios eletrônicos diversos através da internet, que culminou na identificação do déficit de publicações, reforçando a necessidade do desenvolvimento de trabalhos com a temática indígena. A partir desse panorama, o presente trabalho tem por objeto apresentar um quadro geral das produções científicas pertinentes à temática indígena em sua diversidade analítica, tendo como enfoque principal os processos que caracterizam a atual conjuntura da Educação Escolar Indígena brasileira, sem perder de vista seus contextos espaciais e temporais, mormente os que constituem a história dos povos indígenas no estado de Alagoas. Como resultado ressaltamos a importância de espaços escolares bem estruturados nas aldeias, visto que estes atuam como ambientes profícuos de aprendizagem e socialização cultural. Deste modo concluímos que a produção científica nesta temática visibiliza lutas e, a depender das suas orientações, pode fundamentar processos de reivindicações juntos ao Estado no cumprimento das leis brasileiras que regem a educação indígena em suas inúmeras possibilidades.
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Références
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© Avelar Araujo Santos Junior, Karine Gabrielle de Lima Rodrigues , Marcio Henrique Tavares dos Santo 2024

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