A dinâmica para o ensino do campo e as aulas de geografia

Autores

  • Jafitha dos Santos Campêlo Faculdade Integrada Brasil Amazônia
  • Jheniffer Helem Seabra da Cunha
  • Kemylly Danila Cantão Lopes Costa

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245383

Palavras-chave:

ensino no campo, geografia, paisagem

Resumo

O ensino da geografia pode ser melhorado se levarmos aos alunos a ideia de transformar o ensino tradicional fixo em sala de aula para um ensino mais dinâmico donde os discentes se deslocam da sala de aula para o ambiente vivenciado diariamente por eles que nada mais é do que a local onde eles vivem, ora eles são moradores da área rural como então mantê-los presos a uma sala de aula quando a geografia está a apenas alguns passos deles, só o fato de abrirmos a janela da sala e mostrar a paisagem ao redor já é mais emocionante que ditar conceitos sobre a mesma paisagem, porque então não levarmos os alunos que são do campo para uma aula pratica no próprio campo. Este trabalho teve como objetivo melhorar o ensino da geografia com aulas práticas. Para isso foi desenvolvido um trabalho na escola municipal de ensino fundamental Feliciano Rodrigues, localizada na zona rural do distrito vila nova no município de São João da Ponta no Estado do Pará. A turma escolhida para a aplicação da dinâmica do ensino pratico da geografia foi do sétimo ano que conta com 32 alunos, a metodologia utilizada constou na divisão da turma em quatro grupos de oito alunos, sendo repassado a cada equipe uma atividade para ser desenvolvida no ambiente extra classe, os temas foram: Vegetação, solo, geomorfologia e hidrografia todos eles ligados ao espaço geográfico e a sua paisagem. Os alunos foram para uma área onde estão presentes os temas, sendo todos acompanhados pelo professor que neste momento ficou presente apenas como observador e responsável pelos alunos. Ao final foi aplicada uma avaliação objetiva e subjetiva sobre os assuntos vistos na aula, com a intenção de quantificar a fixação dos assuntos mostrados na aula prática.

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Biografia do Autor

Jafitha dos Santos Campêlo, Faculdade Integrada Brasil Amazônia

Graduanda do Curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

Jheniffer Helem Seabra da Cunha

Graduanda do Curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Educação, Formação de Professores e Meio Ambiente em Território Ribeirinho da Amazônia Paraense (GEPESQ/Ribeirinhos).

Kemylly Danila Cantão Lopes Costa

Graduanda do Curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em Educação, Formação de Professores e Meio Ambiente em Território Ribeirinho da Amazônia Paraense (GEPESQ/Ribeirinhos).

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Campêlo, J. dos S., Cunha, J. H. S. da, & Costa, K. D. C. L. (2020). A dinâmica para o ensino do campo e as aulas de geografia. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 1(1), 96–106. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245383

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