História e fantasia em "A Dama Pé-de-Cabra", de Alexandre Herculano

Edson José Rodrigues Júnior

Resumo


A Dama Pé-de-Cabra é um conto escrito pelo historiador e jornalista português Alexandre Herculano, publicado em 1851 na obra Lendas e narrativas, uma coletânea de contos que remontavam a vários períodos da história da Península Ibérica. Este trabalho tem como objetivo analisar como A Dama Pé-de-Cabra destoa das narrativas históricas características de Herculano ao mesmo tempo em que se aproxima da fantasia folclórica tão apreciada pelo Romantismo europeu. Para tanto, foram utilizados os estudos de Siqueira e Dezidério (2012), Alves (2014) e Todorov (1981). Pôde-se observar na análise que A Dama Pé-de-Cabra apresenta uma miscelânea de aspectos das prosas góticas alemãs e inglesas, do romance noir francês e das lendas melusínicas do folclore medievo europeu. Ainda assim, mesmo sob as densas camadas de influências românticas e medievais, sobrenaturais e fantásticas, o conto não deixa de configurar uma espécie de narrativa histórica, visto que se ancora nas personagens reais de D. Diogo Lopes e D. Inigo Guerra. Concluiu-se, pois, que Herculano brinca com os limites tênues do gênero fantástico ao mesclá-lo com elementos não apenas históricos como também característicos do gênero maravilhoso, criando uma obra que transita entre gêneros, sem com isso perder seu valor como história de um povo.


Palavras-chave


A Dama Pé-de-Cabra; Alexandre Herculano; Gênero fantástico; Narrativa histórica

Referências


ALVES, C. C. A Dama Pé-de-Cabra: entre o histórico e o fantástico. Revista Desassossego, FFLCH/USP, São Paulo, n. 11, p. 48-59, jun. 2014.

FURTADO, F. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

HERCULANO, A. A Dama Pé-de-Cabra. Belém: UNAMA, [1987]. Disponível em: . Acesso em: 19 de out. 2017.

______. Lendas e narrativas. Lisboa: Editorial Comunicação, 1987.

SIQUEIRA, A. M.; DEZIDÉRIO, F. H. A face negra de Alexandre Herculano: visões históricas do mal na construção do sobrenatural em “A Dama Pé de Cabra”. Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, NEPA/UFF, Niterói, v. 4, n. 8, p. 67-84, abr. 2012.

TODOROV, T. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 1981.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN:1984-7408

 

Licença Creative Commons
Esta revista possui trabalhos licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.