O ensino da Língua Portuguesa no contexto educacional do aluno surdo: desafios e perspectivas
Palavras-chave:
Linguística, Texto, Discente.Resumo
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de investigar como acontece o processo de ensino-aprendizagem do português escrito como Segunda Língua para surdos, segundo o modelo bilíngue, e também de contribuir com esse processo. Para isso, foi realizada uma coleta de artigos em revistas científicas da área de Letras/Linguística, segundo o sistema de classificação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o QUALIS/CAPES. Tais artigos deveriam abordar esse processo e ter sido publicado entre os anos de 2002 a 2017. Foram coletados 11 artigos de cinco revistas. A partir da pesquisa, percebemos que, para que o ensino-aprendizagem do português para surdos seja eficaz, é necessário levar em consideração a importância de um ensino bilíngue. Nesse ensino, o surdo deverá ser apresentado primeiramente à Língua Brasileira de Sinais (Libras), como sendo sua língua materna (L1), e, posteriormente, pode-se inserir em seu processo educacional a Língua Portuguesa, na modalidade escrita (L2), para que se tenha um aprendizado de qualidade. A pesquisa mostrou que existe também a necessidade de capacitar os profissionais que trabalham com esse público, seja, por exemplo, através de atividades como palestras e rodas de conversas sobre a educação de surdos ou mesmo por meio da oferta de cursos de Libras. Nesse sentido, levando esses profissionais a terem conhecimento da realidade do aluno surdo, eles podem perceber a necessidade de buscar contribuir com a educação linguística desse aluno, conduzindo o processo de ensino-aprendizagem de forma a considerar suas especificidades.
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