As marcas do matrimônio na escritura do ser feminino: uma análise do conto “O legado”, de Virginia Woolf
Palavras-chave:
Virginia Woolf, Autoria Feminina, FeminismoResumo
O presente trabalho abordará a instituição do casamento, e seus efeitos sobre a figuração do ser feminino na história, a partir da análise do conto “O legado” (2005), de Virginia Woolf. Na narrativa somos apresentados à personagem Angela, mas por meio da leitura de seus diários que foram deixados por ela ao seu marido ao morrer. Assim, durante a diegese somos confrontados pela imagem de Angela enquanto esposa, na ótica do marido, e enquanto mulher, além do papel social que o matrimônio lhe conferira. Trazemos em nosso trabalho as vozes de mulheres em diferentes épocas, chegando até discursos proferidos no século XXI, revelando as marcas da tradição dentro da hodiernidade. Como aparato teórico, para abarcar a análise, trazemos os postulados de Woolf (2018) e (2014), Beauvoir (2017) e Perrot (2007), que tratam sobre a constituição da identidade feminina e seu lugar na sociedade. Outrossim, buscamos ratificar a voz dessas mulheres, que mesmo no silenciamento, resistiram às repressões do patriarcado e dedicaram a vida para que as mulheres ocupassem os espaços os quais hoje circulam.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.
BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo. São Paulo: Nova Fronteira, 2017.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
J.-D., Nasio. Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de janeiro: Zahar, 2007.
MUCHEMBLED, Robert. O orgasmo e o ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
WOOLF, Virginia. Profissões para mulheres e outros artigos feministas. Porto Alegre: L&PM, 2018.
__________. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.
__________. O Legado. In: Contos Completos. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).