Cobra Norato e Martim Cererê: vanguarda e kitsch no Modernismo brasileiro

Autores

  • Lucas Santos Aguiar Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

vanguarda, kitsch, modernismo, Cassiano Ricardo, Raul Bopp

Resumo

O desenvolvimento das indústrias, o colapso dos grandes impérios e a má resolução dos conflitos gerados após a implementação da república no Brasil desembocam no movimento modernista. As questões de maior importância que aqui se pretendem ser ensaiadas são: a automatização da obra de arte, a reprodução do efeito artístico para as massas, o caráter de vanguarda e seu potencial de humanização. Valendo-se dos conceitos de vanguarda e kitsch, expostos por Campos (1969), do conceito de literatura enquanto humanização de Candido (2011) e da desautomatização perceptiva proposta por Chklovski (1976) pretende-se expor uma análise contrastiva das obras de Raul Bopp (2014), Cobra Norato, e Cassiano Ricardo, Martim Cererê (2001). Dessa forma, conclui-se que a obra de Cassiano Ricardo (2001) é reflexo de um projeto de apagamento filiado ao verdeamarelismo, ao Manifesto Nhengaçu (1927), que não abre mão do kitsch para inserir-se no plano estético da nova república, enquanto a obra de Bopp (2014), na via oposta, se projeta como vanguarda, abrindo espaço para uma visão crítica do cenário literário e social na recém instaurada República Federativa do Brasil.

Biografia do Autor

Lucas Santos Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Estudante do 5º período da graduação em Letras (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

30-12-2020

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