Tornando o cânone queer: uma leitura queer de O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1984-7408.2024.260062

Palavras-chave:

teoria queer, análise textual, leitura queer, F. Scott Fitzgerald, literatura americana

Resumo

O presente artigo visa realizar uma leitura queer (Sedgwick, 2002) do romance O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, baseada na teoria queer. O principal objetivo consiste em verificar a aparente queerness da personagem principal, considerando a escolha de palavras no romance, o período em que o livro se passa (década de 1920) e a forma como o protagonista se relaciona com outras pessoas no livro. Uma análise textual foi executada levando em consideração os elementos queer do romance, como os sinais gays e lésbicos que corroboram com o subtexto queer, os quais aparecem como um resultado da sensibilidade gay de Nick Carraway na narrativa (Tyson, 2015). Dessa forma, trechos que leitores podem interpretar como queer foram analisados. Os resultados mostram que é possível a identificação não só do subtexto queer do romance, como também da razão pela qual leitores queer podem associar-se a ele.

Biografia do Autor

Sarah Beatriz de Andrade Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Letras.

Referências

BARTHES, Roland. The Death of the Author. London: Fontana, 1977.

BELSEY, Catherine. Textual Analysis as a Research Method. In: GRIFFIN, Gabriele. Research Methods for English Studies. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2013. p. 160-178.

BERMAN, Ronald. The Great Gatsby and the twenties. In: PRIGOZY, Ruth. et al. The Cambridge Companion to F. Scott Fitzgerald. New York: Cambridge University Press, 2002. p. 79-94.

FITZGERALD, F. Scott. The Great Gatsby. New York: Scribner, 2003.

FRIEDMAN, Norman. Point of View in Fiction: the development of a critical concept. In: STEVICK, Philip. The Theory of the Novel. New York: The Free Press, 1967. p. 166-182.

FRASER, Keath. Another Reading of The Great Gatsby. ESC: English Studies in Canada, v. 1, n. 3, p. 330-343, 1979. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/692822. Acesso em: 13 ago. 2023.

HAZRA, Neha. Queerer than Canon: Fix-it Fanfiction and Queer Readings. SUURJ: Seattle University Undergraduate Research Journal, Seattle, v. 5, n. 16, p. 116-124, jun. 2021. Disponível em: https://scholarworks.seattleu.edu/suurj/vol5/iss1/16. Acesso em: 15 jul. 2023.

HERMAN, Daniel. The Great Gatsby’s Nick Carraway: His Narration and His Sexuality. ANQ: A Quarterly Journal of Short Articles, Notes and Reviews, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 247-250, jul. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0895769X.2017.1343656. Acesso em: 10 jul. 2023.

JAGOSE, Annamarie. Queer Theory: An Introduction. New York: New York University Press, 1997.

SCHILB, John; CLIFFORD, John. A Brief Guide to Arguing about Literature. Boston: Bedford/St. Martin’s, 2017.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Between Men: English Literature and Male Homosocial Desire. New York: Columbia University Press, 1985.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Paranoid Reading and Reparative Reading, or, You’re so Paranoid, You Probably Think this Essay is About You. In: Touching Feeling. Durham: Duke University Press, 2002. p. 123-151. Disponível em: https://www.ias.edu/sites/default/files/sss/pdfs/Critique/sedgwick-paranoid-reading.pdf. Acesso em: 12 out. 2022.

STOCKTON, Will. An Introduction to Queer Literary Studies: Reading Queerly. New York: Routledge, 2023.

SULLIVAN, Nikki. A Critical Introduction to Queer Theory. New York: New York University Press, 2007.

TYSON, Lois. Critical Theory Today: A user-friendly guide. New York: Routledge, 2015.

WASIOLEK, Edward. The Sexual Drama of Nick and Gatsby. The International Fiction Review, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 14-22, jan. 1992. Disponível em: https://journals.lib.unb.ca/index.php/IFR/article/view/14120. Acesso em: 13 ago. 2023.

Publicado

19-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.